Candidatos a governador e presidente, os tucanos João Doria e Geraldo Alckmin fizeram o primeiro ato de campanha na rua juntos na noite desta sexta-feira (10) no berço político e familiar do ex-governador.
Em um salão de eventos em Taubaté (SP), onde Alckmin estudou medicina, a 20 km de sua cidade natal, Pindamonhangaba, Doria prestou “uma homenagem ao Vale do Paraíba, uma homenagem às origens de Geraldo e a sua família”.
O ex-prefeito, que renunciou ao mandato um ano e três meses depois de tomar posse para disputar o governo, elogiou “a modéstia, a humildade, mas também a responsabilidade” do homem que o lançou na vida política-eleitoral.
“Eu aprendi com você, Geraldo Alckmin, a estabelecer compromissos e cumpri-los e a só assumir compromissos que podem ser cumpridos”, discursou Doria.
Na tentativa de encerrar em definitivo o capítulo das desconfianças entre ambos e suas equipes, depois de tentar viabilizar sua candidatura à Presidência no lugar de Alckmin, o ex-prefeito elogiou longamente o padrinho.
Não deixou de notar semelhança entre a sua origem e a de Alckmin. “Eu também fui gerado aqui no Vale do Paraíba, em Campos do Jordão, onde meu pai e minha mãe fizeram a sua lua de mel e nove meses depois eu nasci”, contou.
Acompanhado da mulher, Lu, Alckmin exaltou a região e os seus feitos à frente do governo do estado, listando obras entregues e projetos em curso.
Foi breve ao falar da eleição. Pediu apoio dos simpatizantes na plateia para a eleição de deputados estaduais e federais aliados. Citou os candidatos a senador pelo PSDB, “nosso querido [Ricardo] Tripoli, amigo irmão, e a Mara Gabrilli”.
Por fim, falou de “João Doria, que vai fazer um grande governo inovador, trabalhador, e vamos fazer uma boa parceria”.
Recebido como estrela da região, suas palavras mais inspiradas foram dedicadas à geografia, mais que à política.
“Estando em Taubaté, estamos em todo o Vale do Paraíba. Mesmo que a gente tenha nascido em São Luís [do Paraitinga], em Pinda, em Cruzeiro, em Caraguatatuba, o nosso sangue é taubateano”, disse.
Para encerrar seu discurso, Alckmin recorreu ao poeta Balthazar de Godoy Moreira, considerado um dos grandes filhos de Pindamonhangaba.
“Estas são as cidades que o meu sonho encerra! Por estas ruas e arrabaldes erra minha mais feliz e saudosa lembrança!”, declamou.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.