Câmara adia decisão sobre cassação do mandato de Maluf

Nova reunião foi convocada para a terça-feira (14); deputado está em prisão domiciliar

Angela Boldrini
Brasília

A Mesa Diretora da Câmara adiou nesta quarta-feira (8) a decisão sobre a cassação do processo do deputado Paulo Maluf (PP-SP), após um pedido de vista coletiva. 

Nova reunião foi convocada para a terça-feira (14). 

Segundo o corregedor da Casa, Evandro Gussi (PV-SP), a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin determinando a cassação do mandato de Maluf é "muito difícil de se compreender".

Ele afirmou ter pedido uma audiência com o ministro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também deve se encontrar com a presidente do tribunal, Cármen Lúcia, para discutir o caso do deputado. 

A cassação pela Mesa pode ocorrer em caso de número de faltas superior a um terço das sessões, segundo a Constituição. 

Gussi argumenta, porém, que como Maluf está com mandato suspenso, não são contadas faltas. Seu suplente, Junji Abe (PSD-SP) exerce o mandato. 

"A Câmara tomou uma decisão sensata de fazer o adiamento, até para que o próprio presidente e o corregedor possam pegar mais informações junto ao STF", afirmou o advogado de Maluf, Antonio Carlos Castro, o Kakay.

Atualmente, Maluf cumpre prisão domiciliar em São Paulo, e está com o mandato suspenso. 

Ele foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.