Descrição de chapéu Eleições 2018

Candidatos buscam suavizar imagem com família e pets

Alvo do apelo, segundo integrantes das campanhas, costuma ser o eleitorado feminino

Gustavo Uribe
Brasília

Em discursos, atacam e esbravejam. Nas fotos, sorriem e abraçam. Em uma estratégia de "morde e assopra", candidatos têm exibido animais e cenas familiares nas redes sociais para suavizar a imagem.

Candidatos usam fotos com crianças e animais para suavizar a imagem. Na imagem, Meirelles (MDB) faz retrato com sua cadela Trica
Candidatos usam fotos com crianças e animais para suavizar a imagem. Na imagem, Meirelles (MDB) faz retrato com sua cadela Trica - Divulgação

Conhecidos pelo gênio forte, os presidenciáveis do PSL, Jair Bolsonaro, e do PDT, Ciro Gomes, por exemplo, assumem personalidades tranquilas e exibem um álbum de família. Enquanto o primeiro posa em café da manhã com um dos filhos, o segundo aparece dançando com a neta.

O alvo do apelo, segundo integrantes das campanhas eleitorais, costuma ser as mulheres, que hoje constituem a maioria do eleitorado brasileiro e, de acordo com especialistas em marketing político, têm maior resistência a comportamentos agressivos.

"As mulheres estão mais para um mar calmo, não querem muita onda", resume o marqueteiro Nelson Biondi, segundo o qual o eleitorado feminino é mais aberto à discussão de propostas e mais refratário a agressões.

A última pesquisa Datafolha, divulgada em junho, mostrou que Bolsonaro e Ciro são justamente os candidatos a presidente que apresentam intenções de votos menores entre mulheres na comparação com homens.

Página de Ciro Gomes no Facebook usa meme de gatinho
Página de Ciro Gomes no Facebook usa meme de gatinho - Reprodução

No esforço de reverter a desvantagem eleitoral, ambos adotaram estratégia para rebater acusações de machismo e utilizam as redes sociais para tentar desconstruir imagem de rispidez.

Em seu álbum de fotos, Bolsonaro aparece cortando o cabelo, fazendo churrasco, montando a cavalo e pescando na juventude.

Já as fotografias de Ciro em estilo descontraído são predominantemente com amigos e familiares. Ele posa nadando com o filho caçula, se vestindo com a ajuda da neta, abraçando uma conterrânea de Sobral (CE) e dançando com a mãe.

Criticados por serem muito formais, o presidenciável do MDB, Henrique Meirelles, aparece em momento de intimidade, carregando sua cadela de estimação, e João Doria, candidato do PSDB ao governo paulista, é fotografado acariciando, no jardim de sua residência, um cão filhote de sua família.

Não é a primeira vez que animais de estimação são usados para tentar melhorar a imagem de um político. Em 2010, a primeira propaganda eleitoral de Dilma Rousseff foi estrelada por um cachorro.

Doria, pré-candidato do PSDB à Presidência, segura seu cachorro Ziggy
Doria, pré-candidato do PSDB à Presidência, segura seu cachorro Ziggy ORG XMIT: -qJbZwO5CPrDALQzY-XQ - Reprodução Facebook/jdoriajr

No esforço de afastar a fama de irritadiça e durona da candidata a presidente, o publicitário João Santana filmou a petista jogando um graveto, na beira de um lago, ao labrador Nego, que foi deixado a ela pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Mais recentemente, às vésperas de votação de denúncia contra ele, o presidente Michel Temer foi convencido a publicar nas redes sociais uma fotografia acariciando o cachorro de sua família, um golden retriever chamado Thor. "Domingo de carinho. A jornada é difícil, mas sempre há tempo para o Thor", escreveu.

Nenhuma das duas fotos, contudo, conseguiu mudar a imagem de ambos. A primeira ainda é identificada com um temperamento difícil e o segundo segue com uma impopularidade recorde.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.