Descrição de chapéu Eleições 2018

Candidatos tentam se livrar de Temer durante debate em PE

Paulo Câmara e Armando Monteiro protagonizaram os principais embates

João Valadares
Recife

Em debate morno, realizado numa rádio local nesta terça-feira (28), os dois principais candidatos ao Governo de Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) e o senador Armando Monteiro (PTB), tentaram se afastar de qualquer ligação com o presidente Michel Temer (MDB).

Num dos poucos momentos de enfrentamento direto, Armando Monteiro lembrou que Paulo Câmara disse ter se arrependido de apoiar o impeachment da ex-presidente Dilma.

Aproveitou para questioná-lo em relação ao senador Aécio Neves (PSDB) e lembrou que o governador costurou acordo para rifar Marília Arraes (PT) da disputa eleitoral pernambucana.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que disputa a reeleição
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que disputa a reeleição - Pedro Ladeira - 22.set.16/Folhapress

“Eu pergunto: nessa fase de arrependimento, você se arrepende de ter votado em Aécio Neves?”

Paulo, que pediu voto para o tucano no segundo turno das eleições presidenciais de 2014 contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), rebateu lembrando que o palanque de Armando é o da “turma de Temer”.

Enfatizou que o senador conta com dois ex-ministros do emedebista em sua chapa majoritária: os deputados Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB). Os dois são candidatos ao Senado.

“O Aécio Neves foi um apoio que ocorreu naquele momento e que perdeu as eleições. Tenho muito trabalho a fazer e queria aqui discutir Pernambuco”, disse Câmara. 

No encontro, o primeiro desta campanha eleitoral, o governador foi cobrado por promessas feitas em 2014 e não cumpridas na sua gestão, a exemplo de hospitais e de duplicação de estradas. 

O pessebista repetiu o tom que vem adotando na campanha e jogou a não realização de obras prometidas na conta do Governo Federal. 

“Enfrentamos a maior crise da história, que foi agravada por Temer, e Pernambuco teve que priorizar o que era importante diante da queda de recursos, mas priorizamos e fizemos muita coisa que não estava no programa, principalmente na questão da água”, salientou.

No fim do debate, Câmara fez uma nova promessa: pagar um 13º referente ao Bolsa Família. Nas considerações finais, não detalhou a proposta, mas a assessoria do candidato explicou posteriormente que a parcela, no valor de R$ 150, será destinada a 1,1 milhão de pessoas em extrema pobreza.

Ao responder o questionamento de um jornalista, o senador Armando Monteiro se mostrou arrependido de ter apoiado e votado a favor da federalização do Porto de Suape. Após o embate, reafirmou a mudança de posição.

O senador Armando Monteiro (PTB-PE), que disputa o governo do Pernambuco
O senador Armando Monteiro (PTB-PE), que disputa o governo do Pernambuco - Pedro Ladeira - 20.set.2017/Folhapress

“Quando a autonomia era de Pernambuco, os investimentos não aconteceram como gostaria. Imaginei que, ao federalizar, pudéssemos acelerar investimentos importantes em Suape, o que não aconteceu”, reconheceu.

Em entrevista, Câmara declarou que foi muito cobrado e que terá oportunidade de mostrar, durante a campanha, tudo o que fez. Ele acusou Armando de tentar enganar o povo pernambucano ao ligá-lo a Temer.

“Pernambuco foi retaliado. É só olhar a autonomia de Suape, que foi marcada a data. E, como nós nos posicionamos contra a reforma trabalhista, ele cancelou e, até hoje, a autonomia não aconteceu."

Armando ressaltou não ver contradição de declarar voto em Lula e ter dois ex-ministros de Temer no palanque. Ao falar de Bruno Araújo e Mendonça Filho, o senador ressaltou como qualidade dos dois o fato de serem ficha limpa.

“Considero que, no caso do presidente Lula, ainda não esgotamos todas as instâncias.” O petista foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. A Lei da Ficha Limpa impede pessoas condenadas por órgãos colegiados se candidatarem a cargos eletivos.

Participaram também do debate os candidatos Maurício Rands (Pros) e Dani Portela (PSOL).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.