Descrição de chapéu Eleições 2018

Chamada por Alckmin de 'vice dos sonhos', Ana Amélia diz que decisão não foi fácil

Senadora gaúcha fez primeiro pronunciamento como vice do presidenciável tucano

Sarah Mota Resende
São Paulo

Em seu primeiro pronunciamento como vice da chapa do presidenciável Geraldo Alckimin (PSDB), a senadora gaúcha Ana Amélia (PP) afirmou que a decisão não foi fácil.

"Tive a coragem de abrir mão de um mandato a reeleição ao Senado quase certa para um resultado eleitoral incerto", disse ela em vídeo divulgado na rede social Facebook. De acordo com o Datafolha, em pesquisa divulgada em junho, o Alckmin tem 7% das intenções de voto, o pior desempenho para um tucano em quase 30 anos.

Ana Amélia em seu primeiro pronunciamento como vice do presidenciável Geraldo Alckmin
Ana Amélia em seu primeiro pronunciamento como vice do presidenciável Geraldo Alckmin - Reprodução Facebook/anaamelialm

"Como senadora, não aceitei mordomias e privilégios, não usei o auxílio moradia ou outros benefícios pagos com dinheiro dos contribuintes e continuarei assim quando chegar a vice-presidência. Sou contra o foro privilegiado e a favor da prisão em segunda instância. Apoio incondicionalmente a operação Lava Jato", afirmou. 

Nesta quinta (2), quando seu nome foi anunciado, Alckmin a chamou de "vice dos sonhos", durante entrevista ao Central das Eleições, da GloboNews. A caça ao vice de Alckmin envolvia mais três nomes além do de Ana Amélia —o do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), o do ex-ministro Aldo Rebelo (SD-SP) e o do empresário Josué Alencar (PR). O filho do ex-vice presidente José Alencar, morto em 2011, era o mais cotado, mas ele rejeitou o convite na semana passada.

"Como mulher, que ainda é minoria na política, não me curvo às pressões de quem quer que seja. Fiquem certos que eu jamais aceitaria qualquer cargo, qualquer desafio que me obrigasse a defender ou fazer coisas com as quais eu não concordo ou não acredito", disse Ana Amélia em vídeo de pouco mais de dois minutos. . 

Formada em comunicação social pela PUC-RS, Ana Amélia, 73, trocou em 2010 a carreira de 40 anos de jornalismo para concorrer a uma vaga ao Senado pelo PP. A senadora é natural de Lagoa Vermelha (RS), e fez a maior parte de sua carreira como jornalista na RBS, empresa afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul.

Ela termina em 2018 seu primeiro mandato e estava empenhada em tentar a reeleição até receber o convite de Alckmin. Ao longo de seus oito anos no Senado, Ana Amélia apresentou 91 projetos de lei e 14 propostas de emenda à Constituição. Seis propostas apresentadas ou relatadas por ela se tornaram lei.

Em 2014, a senadora arriscou-se ao cargo de governadora de seu estado. Na ocasião, contrariou a orientação nacional de seu partido, que apoiou a candidatura de Dilma Rousseff, e cedeu seu palanque para o tucano Aécio Neves (MG), então candidato à Presidência da República. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.