Descrição de chapéu Eleições 2018

De olho em eleitorado lulista, Marina focará campanha no Nordeste

Candidata fará menos viagens e dividirá compromissos eleitorais com vice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

De olho no eleitorado do ex-presidente Lula, a candidata da Rede, Marina Silva, focará sua campanha no Nordeste do país. 

Com poucos recursos, a candidata usará voos de carreira em sua terceira tentativa de chegar ao Planalto. Por isso, deve fazer menos viagens que nas campanhas de 2010 e 2014. 

A campanha da candidata aposta na disputa dos eleitores que ficarão "órfãos" de Lula quando a Justiça o declarar inelegível —quando deverá ser substituído na cabeça de chapa pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A candidata à Presidência Marina Silva (Rede) visita ambulatório da Igreja Bom Jesus do Cangaíba, zona leste de São Paulo, em seu primeiro dia de campanha
A candidata à Presidência Marina Silva (Rede) visita ambulatório da Igreja Bom Jesus do Cangaíba, zona leste de São Paulo, em seu primeiro dia de campanha - Diego Padgurschi /Folhapress

Marina começará sua campanha na região com visitas a Ceará e Pernambuco, na semana que vem. 

Em Pernambuco, além de forte reduto petista, a ex-senadora conta também com o fato de ser uma região ligada ao ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014 durante a campanha. 

Marina que foi alçada então de vice a cabeça de chapa, venceu no estado com 48% dos votos, batendo Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). 

Já no Ceará a candidata ficou em terceiro lugar, com apenas 14,12% dos votos. Dilma venceu por larga margem, com 68%.

No Sudeste, Marina deverá concentrar suas viagens em São Paulo, por conta da agenda de debates e sabatinas e em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. 

Além disso, estão previstas viagens para o Acre, terra natal da ex-senadora. No sábado (18) ela iniciará seu giro pelo país pelo Amapá, onde a Rede tem aliança com o DEM. 

A equipe da candidata também aposta em uma "campanha com dois fronts": a ideia é que o vice Eduardo Jorge (PV) não acompanhe Marina em todas as agendas. Em vez disso, querem que o ex-presidenciável passe por eventos em que a candidata não possa ir pela dificuldade de locomoção.  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.