Descrição de chapéu Eleições 2018

Defesa do PT avalia ser impossível evitar discussão do registro da candidatura do Lula

Petista pode ficar inelegível nesta sexta

Marina Dias
Brasília

Advogados do PT estão reavaliando a estratégia que usarão no julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta sexta-feira (31), depois que a corte decidiu incluir na pauta o registro da candidatura do petista.

Inicialmente a defesa de Lula estudava alegar que não estava preparada para discutir o registro na sessão desta tarde, mas a avaliação é de que não será possível dissociar o debate da participação de Lula no horário eleitoral, por exemplo.

Se o TSE impedir que o ex-presidente participe do horário eleitoral, dizem os petistas, na prática já estão sinalizando que vão negar o registro de sua candidatura ao Planalto. 

 
Começa o julgamento da participação do ex presidente Lula no horário eleitoral e o mérito de sua candidatura à presidência
Começa o julgamento da participação do ex presidente Lula no horário eleitoral e o mérito de sua candidatura à presidência - Pedro Ladeira - 30.ago.2018/Folhapress

O processo de Lula foi incluído na pauta de julgamentos desta sexta pouco antes do início da sessão, marcada para as 14h30.

Os advogados de Lula avaliavam que a corte deveria evitar passar uma imagem de açodamento no caso do ex-presidente, mas não descartavam surpresas.

Na opinião dos petistas, o relator do processo do ex-presidente no TSE, Luís Roberto Barroso, queria acelerar os prazos, apesar da presidente da corte, Rosa Weber, defender o cumprimento das datas, e sua opinião poderia prevalecer.

Aliados do vice e substituto de Lula, Fernando Haddad, já falam em “alívio” sobre uma resolução imediata do caso. 

A tese é de que a troca na cabeça de chapa precisava ser feita o quanto antes para Haddad ter tempo de conquistar os votos que estão na órbita do ex-presidente. 

Lula, por sua vez, queria que a substituição fosse feita o mais perto do primeiro turno possível, em 17 de setembro, mas deu aval para o partido ir “até o limite”, porém, dentro das possibilidades de manter o tempo na TV e fazer campanha para Haddad sem mais percalços jurídicos. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.