Doria lidera disputa pelo governo de SP, mas é o candidato mais rejeitado

Tucano tem 25% das intenções de voto no estado, contra 20% de Skaf (MDB) e 4% de França (PSB)

São Paulo

O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) lidera a corrida pelo governo do estado, mas é também o candidato com maior rejeição, aponta levantamento do Datafolha. Essa é a primeira pesquisa estimulada do instituto após o registro das candidaturas.

Doria aparece com 25% das intenções de voto, seguido por Paulo Skaf (MDB), presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), com 20%. Os demais alcançaram índices bem menores.

O atual governador, Márcio França (PSB), e Luiz Marinho (PT) estão empatados com 4%. Professora Lisete (PSOL) e Major Costa e Silva (DC) registraram 2%. 

O Datafolha aponta que 37% dos eleitores não têm candidato. Desse grupo, 26% pretendem votar em branco ou nulo e 11% estão indecisos. 

Na pergunta espontânea de intenção de voto, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Doria e Skaf foram os mais lembrados, com 6% e 4%, respectivamente.

Nesse caso, Marinho e França têm 1%. Brancos, nulos e nenhum chegam a 17%, e a parcela dos que não sabem, a 63%.


Doria obtém maior vantagem sobre Skaf no grupo dos mais ricos (38% a 21%) e dos menos instruídos (22% a 13%). No interior do estado, o tucano tem 26%, contra 19% do emedebista.

Na capital, porém, estão tecnicamente empatados —Doria com 23%, Skaf com 22%. O tucano havia prometido cumprir seu mandato na Prefeitura de São Paulo até o fim, mas renunciou ao cargo em abril deste ano, sem ter cumprido suas principais promessas, para disputar o governo do Estado.

O ex-prefeito lidera entre homens, mulheres e todas as faixas etárias, de renda e de escolaridade.

A despeito disso, também é o campeão em rejeição. De acordo com o Datafolha, 32% do eleitorado paulista não votaria em Doria de jeito nenhum. Em seguida aparecem na lista Skaf (21%), Marinho (19%), França (15%) e Costa e Silva (14%).

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à Presidência, é, segundo a pesquisa, o principal cabo eleitoral no estado. 

Uma parcela de 18% do eleitorado afirmou que votaria com certeza no candidato apoiado por Alckmin, 31% talvez votariam e 49% não votariam de jeito nenhum.

A pesquisa também avaliou o governo de Márcio França. A gestão é boa ou ótima para 12%, regular para 44% e ruim ou péssima para 22%. Não opinaram 22%. França é mais bem avaliado no interior do que na capital (14% ante 9%). 

Alckmin deixou o governo, em abril, com números melhores que os agora conquistados por seu vice: 36% de aprovação, 40% de regular e 22% de rejeição.

Na disputa pelas duas vagas ao Senado, Eduardo Suplicy (PT) lidera com folga. Tem 32% das intenções de voto. Em seguida aparecem Mario Covas Neto (Podemos), com 18%, e Major Olímpio (PSL), com 13%.


Suplicy é o candidato mais lembrado por eleitores dos principais candidatos ao governo estadual: Doria (33%), Skaf (45%), França (40%) e Marinho (56%) —este último de seu partido, o PT.

O desempenho de Suplicy, que já foi senador por 24 anos, alcança patamares próximos na capital (35%) e no interior (30%) de São Paulo.

Para a primeira vaga do Senado, 23% dos eleitores revelaram a intenção de votar em branco ou nulo e 13% estão indecisos. A respeito da segunda vaga, 32% pretendem votar em branco ou nulo e 22% estão indecisos.

A pesquisa ouviu 2.018 pessoas, em 50 cidades de São Paulo, entre segunda (20) e terça (21). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.