Descrição de chapéu Eleições 2018

Eleição no Amazonas vive rachas entre ex-aliados na disputa para o governo

Sete candidatos concorrem ao governo do estado, quatro deles com chances de disputar segundo turno

Monica Prestes
Manaus

Sete candidatos concorrem ao governo do Amazonas nas eleições deste ano, quatro deles cotados para disputar um provável segundo turno em um cenário fragmentado após o rompimento de antigas parcerias e o início de novas alianças.

O senador Omar Aziz (PSD), 60, e o deputado federal Arthur Bisneto (PSDB), 38, se uniram para disputar os cargos de governador e vice contra o ex-aliado Amazonino Mendes (PDT), 78, que tenta a reeleição, e a quem apoiaram nas eleições suplementares realizadas em agosto de 2017.

O ex-governador David Almeida (PSB), 49,–que assumiu interinamente o governo em maio de 2017, após José Melo (sem partido) e Henrique Oliveira (PROS) terem os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compra de votos nas eleições de 2014— também está na disputa, mas não mais com a aliança com Rebecca Garcia (PP), 45, a quem apoiou nas eleições suplementares de 2017. A progressista, que era adversária de Amazonino na disputa pelo governo do estado, agora é candidata a vice na chapa do pedetista.

Como vice de David Almeida está o advogado Jorge Guimarães (PT), 56, em uma união que quase deixou sem palanque a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), que tenta a reeleição ao Senado. É que a direção nacional do PT quer a aliança com o PC do B no Amazonas, mas, à revelia, o diretório regional uniu-se ao PSB e lançou candidato a vice na chapa de David Almeida.

Com o diretório nacional do PT defendendo a coligação com o PC do B de Vanessa e o estadual registrando a coligação com o PSB de David Almeida, a questão acabou sendo judicializada.

Sem espaço para Vanessa na chapa de David Almeida, o PC do B lançou, de última hora, a candidatura de Lucia Antony e do vice, Aldemir Caetano, para o governo, em coligação com o PT, que não tem candidato próprio.  

O quarto candidato que disputa o governo do Amazonas é o jornalista Wilson Lima (PSC), que tem como vice o defensor público Carlos Almeida (PRTB). Wilson, que se afastou de um programa televisivo para disputar o cargo pela primeira vez, aparece tecnicamente empatado em segundo lugar com Omar e David Almeida nas primeiras pesquisas de intenção de voto realizadas após o anúncio das candidaturas no Amazonas.

Os outros dois candidatos a governador são o líder sindical Nindberg Santos, o “Berg da UGT” (PSOL), que tem como vice a assistente social Ilzanete Santos (PSOL), e o servidor público federal Sidney Cabral (PSTU), que registrou como vice a professora Maria Auxiliadora (PSTU).

Na disputa pelo Senado, além de Vanessa Grazziotin (PC do B), outro que tenta a reeleição é Eduardo Braga (MDB). Depois de ser derrotado nas urnas em 2014 por José Melo e em 2017 por Amazonino Mendes, ambas disputas pelo governo, Braga lançou sua candidatura sem coligações e nem candidato a governador.

No total, nove candidatos concorrem a uma vaga no Senado pelo Amazonas, incluindo Vanessa e Braga.

Os demais são o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR), o deputado federal Hissa Abrahão (PDT), o deputado estadual Luiz Castro (Rede), os vereadores Chico Preto (PMN) e Plínio Valério (PSDB), Luiz Fernando Santos (PSOL) e Rondinely Fonseca (PSOL).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.