Descrição de chapéu Eleições 2018

Em campanha, Doria defende secretário e dá instrução a servidores

Por email, Marcos Penido descreveu roteiro para escolha de vencedor de PPP da Iluminação Pública

Artur Rodrigues
São Paulo

O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria, defendeu nesta sexta-feira (31) o secretário de sua gestão na prefeitura que interferiu em licitação bilionária e encarnou o papel de prefeito em agenda de campanha, ao dar instruções a servidores de órgão municipal.

Num e-mail apreendido pela Corregedoria Geral do Município e obtido pela Folha, o ex-secretário de Serviços e Obras Marcos Penido descreve um roteiro que deveria ser seguido pela presidente da comissão, Dulce de Oliveira. Ele interferiu na comissão encarregada de escolher o vencedor da PPP (Parceria Público-Privada) da Iluminação Pública, um negócio de R$ 7 bilhões, para excluir um dos consórcios da licitação.

Interferir em licitação pode caracterizar fraude.

O ex-prefeito de São Paulo, João Doria, acompanha o sucessor no cargo, Bruno Covas, em seu primeiro pronunciamento oficial
O ex-prefeito de São Paulo, João Doria, acompanha o sucessor no cargo, Bruno Covas, em seu primeiro pronunciamento oficial - Joel Silva - 09.abr.2018/ Folhapress

"Marcos Penido é um secretário bastante correto. Do que eu li, ele não fez nenhuma solicitação. Deu apenas uma informação. É uma pessoa correta, dedicada, fez um bom trabalho no governo do estado e vem  fazendo bom trabalho na prefeitura", disse Doria. Ele não comentou o fato de Penido indicar que ele sabia do roteiro. 

A afirmação foi feita em agenda de campanha em São Miguel Paulista (zona leste de SP) em unidade do Descomplica SP, uma espécie de Poupatempo paulistano criado por Doria. 

No local, Doria chegou a encarnar o papel de prefeito, pedindo a funcionários que encaminhassem o pedido de um homem que o abordou. O tucano deixou o cargo em abril para concorrer ao governo estadual. 

O homem disse que estava morando na rua e que uma pessoa havia tomado posse de sua casa. "Ajuda a fazer a inscrição dele para o programa habitacional. Já faz aqui", disse Doria ao subprefeito de São Miguel, Edson Marques. 

"Já vamos fazer, vamos subir lá", disse Marques. Depois, chamou um funcionário de nome Lopes para acompanhar o homem. 

"Ajuda ele aqui para fazer a inscrição", Doria disse ao funcionário. Depois disso, a pessoa que fez o pedido entrou no equipamento e não foi mais localizada pela reportagem. 

No Descomplica SP, que presta cerca de 300 serviços, Doria cumprimentou usuários e prometeu aumentar o número de unidades do Poupatempo no estado. "Nós já temos mais de 70 unidades do Poupatempo no estado. Nosso objetivo é expandir. A possibilidade é expandir pelo menos mais 30 unidades", disse. 

Ele também citou índice de aprovação dos usuários ao Descomplica, de 97%.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.