Descrição de chapéu Otavio Frias Filho

Entidades repercutem a morte de Otavio Frias Filho

Jornalista, dramaturgo e ensaísta, que modernizou o jornalismo brasileiro e comandou a Folha por 34 anos, foi vítima de câncer

São Paulo

​​Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo, morreu nesta terça-feira (21) de um câncer originado no pâncreas.

Entidades repercutiram a notícia.

Otavio Frias Filho em casa, em 27 de julho de 2013, por ocasião do lançamento do livro "Cinco Peças e Uma Farsa"
Otavio Frias Filho em casa, em 27 de julho de 2013, por ocasião do lançamento do livro "Cinco Peças e Uma Farsa" - Lenise Pinheiro - 27.jul.2013

Associação Nacional de Jornais (ANJ)

"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) lamenta, com imensa tristeza, a morte prematura de Otavio Frias Filho e manifesta seu profundo pesar e solidariedade à família e a todos os colaboradores da Folha de S.Paulo.
 
Desde jovem, Otavio se destacou pela visão crítica da atividade jornalística e pelo empenho em modernizá-la e colocá-la em sintonia com os anseios da sociedade brasileira. Com talento, ousadia e criatividade, Otavio revolucionou a Folha de S.Paulo e deixou profundas marcas na história da nossa imprensa. O poder transformador de sua ação foi materializado no Projeto Folha, conjunto de princípios e práticas que são um marco e seguem norteando o que há de melhor no jornalismo brasileiro.
 
O papel fundamental do jornalismo na democracia, sobretudo em um país como o nosso, onde a tentação do autoritarismo está sempre tão presente, marcou o pensamento e a ação de Otavio Frias Filho. Ele sonhava com um país moderno, justo e civilizado, e enxergava no jornalismo sério e responsável uma ferramenta indispensável para a construção desse sonho.
 
Otavio, na sua discrição e seriedade, fará uma enorme falta ao jornalismo e ao Brasil."

 

Marcos Mendonça, presidente-executivo da Fundação Padre Anchieta

Em texto publicado neste ano, Otavio Frias Filho escreveu que “ao disseminar notícias e opiniões, a prática jornalística municia seus leitores de ferramentas para um exercício mais consciente da cidadania”. Também disse que “os veículos, desde que comprometidos com critérios de verificação e com o debate dos problemas públicos, servem como arena de ideias e soluções”. As frases poderiam ser uma síntese dos 34 anos em que guiou a Folha de S.Paulo e impulsionou a imprensa brasileira a um novo patamar. Mais do que um jornalista extraordinário, Otavio foi um cidadão profundamente comprometido com a democracia. Foi assim quando fez do jornal uma das frentes na luta pela redemocratização durante a ditadura militar e continuou sendo ao revolucionar os meios de comunicação valorizando o debate e a multiplicidade de vozes e pensamentos que formam nossa sociedade.

Em seu projeto para a Folha de S.Paulo, criou as bases para um jornalismo apartidário, crítico e pluralista. Como diretor, conferiu àqueles que integravam suas redações a independência e a segurança necessárias para o exercício digno da profissão que escolheram trilhar. Hoje, lamentamos profundamente sua partida prematura, mas encontramos conforto na convicção de que seus feitos e ideais criaram raízes fortes suficientes para continuarem norteando não apenas o grande veículo que comandou, mas toda a imprensa brasileira comprometida com os valores que defendia. Em nome de toda a Fundação Padre Anchieta e suas emissoras de rádio e televisão, expresso nossos profundos sentimentos à sua esposa, Fernanda Diamant, às suas filhas, Miranda e Emília, aos seus irmãos, Maria Helena, Luiz e Maria Cristina, e aos amigos do Grupo Folha.  

 

Domingos Meirelles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa

"A ABI decreta luto de três dias pela morte de um dos seus sócios mais ilustres, que há cerca de 40 anos era filiado à entidade. Otavio Frias Filho foi um jornalista brilhante, apaixonado pelo seu ofício, que jamais deixou de participar das discussões que permeavam o exercício da profissão.

Um dos seus traços marcantes era o rigor que cultivava em relação à precisão na apuração do noticiário que devia reproduzir os fatos com extrema precisão. O refinamento intelectual, o zelo com o cuidado das fontes e a firmeza das posições que o jornal assumiu, nos últimos anos, acabaram transformando a Folha de S.Paulo em uma das publicações mais respeitadas do País. Ao criar o Manual de Redação da Folha estabeleceu também novos paradigmas no fazer jornalístico. As normas adotadas pela Folha multiplicaram-se por vários outros veículos confirmando o olhar diferenciado que possuía em relação ao papel do jornal como legítimo instrumento de captação da realidade.

A morte de Tavinho, como era tratado carinhosamente pelos mais íntimos, deixa a imprensa brasileira ainda mais órfã num momento em que a linha do nosso horizonte mostra-se cada vez mais enevoada e difusa. As suas reflexões e seu exemplo ético deixarão um enorme vazio não só na redação da Folha como na vida política brasileira. Através de um texto primoroso, suas reflexões tinham o condão de iluminar sempre o melhor caminho para todos nós."
 

 

Daniel Bramatti, presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)

"Em 34 anos como diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho muito incentivou e valorizou a prática da reportagem investigativa. A ênfase na precisão e no tom crítico, e o rigor com que sempre encarou o jornalismo, são marcas em sua trajetória. Sua influência será sentida no futuro. Lamento esta perda e me solidarizo com familiares, amigos e colegas."

 

Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

"A Abert lamenta profundamente a morte do jornalista e empresário Otavio Frias Filho, ocorrida nesta terça-feira (21), em São Paulo (SP). 

Otavio Frias deixa um exemplo de dedicação e profissionalismo pelo trabalho exercido ao longo de sua carreira, em especial, como diretor de Redação do jornal Folha de S. Paulo e diretor editorial do Grupo Folha. Merece destaque o compromisso assumido com o jornalismo, sempre pautado na ética e na defesa da liberdade de imprensa e da democracia.

A Abert presta solidariedade aos amigos, familiares e colegas de trabalho do jornalista neste momento de dor."

 

Claudia Rondon, presidente do Conselho Diretivo da Abracom, e Carlos Carvalho, presidente-executivo da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)

"A Abracom lamenta a morte do jornalista, ensaísta e dramaturgo Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo. Em sua trajetória profissional, destacou-se pela liderança na modernização do projeto editorial do jornal nos anos 1980, em busca de um jornalismo independente, pluralista e apartidário.

Otavio Frias Filho teve ainda papel central no apoio ao processo de transição democrática do país, com o engajamento do jornal à campanha Diretas Já. A Abracom manifesta seu profundo pesar e solidariedade aos familiares, à direção da Folha e aos seus profissionais."

 

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje, e Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje

"Foi com grande pesar que a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) recebeu, nesta manhã, a notícia do falecimento de Otavio Frias Filho, aos 61 anos.

Por mais de três décadas ele comandou, com brilhantismo, ousadia e um incansável senso de inovação, a Redação da Folha de S.Paulo. Ficará para sempre no hall dos grandes nomes da imprensa brasileira de todos os tempos.

Não é só o jornalismo de qualidade que sofre um terrível abalo com sua morte relativamente precoce. É uma perda significativa também para toda a sociedade brasileira, uma vez que, entre suas inúmeras qualidades, estavam um incansável espírito democrático, uma devoção espartana à imparcialidade, um cultivo notável pela divergência empreendida com clareza, elegância e lealdade. São qualidades que empurram uma sociedade para frente. São qualidades distribuídas com parcimônia entre os homens. 

Por tudo isso, a Diretoria da Aberje e os Conselheiros da entidade lamentam sinceramente a perda deste grande jornalista e se solidarizam com a família, amigos e todos os funcionários do Grupo Folha."

Floriano de Azevedo Marques Neto, diretor da Faculdade de Direito da USP 

"Recebam os votos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco pelo falecimento de Otavio Frias Filho, jornalista, escritor e antigo aluno das Arcadas."

 

Cebrap ( Centro Brasileiro de Análise e Planejamento)

"O Cebrap lamenta muito a morte de Otávio Frias Filho (1957-2018), Diretor de Redação da Folha de S.Paulo. Sua morte precoce - tinha apenas 61 anos - interrompeu uma carreira vigorosa e marcada, entre outros feitos, pelo protagonismo na transformação da imprensa brasileira desde a abertura democrática. Sentimentos a todos e todas da Folha e à família de Otávio. "

 

Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal 

"Lamentamos, em nome de toda a Fundação Tide Setubal, o falecimento do Sr. Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo, na madrugada desta terça-feira (21).

Admiramos sua trajetória como um grande representante da democracia e da liberdade de expressão, cujo trabalho elevou as diretrizes para um jornalismo plural e comprometido com os fatos, que certamente contribuiu e seguirá contribuindo para o nosso país. Aos familiares e amigos, prestamos toda solidariedade neste momento."

 

Jayme de Oliveira, presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros)

A AMB vem a público manifestar pesar pelo falecimento do jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação do jornal Folha de S.Paulo. 

Sob a sua direção, a Folha tornou-se referência de jornalismo e um dos mais influentes jornais na história da imprensa brasileira. Defendia a liberdade de imprensa, o pluralismo de opiniões, a objetividade e o rigor nas narrativas.

Otavio deixa o seu legado no jornalismo e fará muita falta à sociedade brasileira, principalmente no momento atual, quando instituições e o próprio Estado Democrático de Direito têm sofrido ameaças cotidianas, e a voz de Otavio Frias Filho será especialmente sentida."

 

Claudio Lamachia, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

"A OAB manifesta profundo pesar pela morte do diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Otavio Frias Filho, e oferece sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento doloroso.

Otavio Frias Filho conduziu a Folha de acordo com os mais elevados princípios do jornalismo, que são também fundamentais para o Estado Democrático de Direito, como amplo espaço para o contraditório e para o debate de ideias divergentes. 

Diariamente, o jornal apresenta sua visão crítica sobre os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo. Sem uma imprensa ativa e crítica, a democracia jamais poderá existir em sua plenitude. Lembraremos sempre da dedicação e empenho de Otavio Frias Filho ao jornalismo e à democracia por meio das páginas, impressas e virtuais, da Folha de S.Paulo."

 

Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ 

"A OAB/RJ lamenta profundamente a morte do jornalista Otavio Frias Filho e oferece sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor.

Como diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Otavio Frias Filho inovou ao implantar padrões de conduta profissional, abriu espaço no jornal para a pluralidade, a independência crítica, o respeito a ideias divergentes e ao contraditório. São fundamentos que ajudaram a formar gerações de jornalistas e a mudar a imprensa no Brasil.

Além do aprimoramento das práticas imprescindíveis a uma imprensa livre, parte fundamental da democracia, gostaria de destacar sua coragem. A coragem que teve ao defender a democracia desafiando o autoritarismo em duas ocasiões cruciais para o país. Ao encampar a campanha das Diretas Já e ao ter a Redação da Folha invadida pela Polícia Federal a mando do então recém-empossado Presidente Collor.

Sua morte precoce é uma perda para o jornalismo brasileiro e para todos os espíritos democratas do país."

 

Alfredo Attié, presidente da Academia Paulista de Direito

"A Academia Paulista de Direito manifesta seu imenso pesar pelo falecimento do jornalista, escritor e jurista Otavio Frias Filho, enviando a seus familiares e amigos suas condolências.

Responsável pelo projeto editorial da Folha de S.Paulo, que iniciou nova era no jornalismo brasileiro, Otavio, sempre dotado de elevado senso ético e de habilidade crítica exemplar, resultado de sua notável erudição, sempre defendeu e exerceu o pluralismo democrático, colaborando decididamente para o enriquecimento da mídia brasileira e para a construção da democracia e da cidadania brasileiras. Seu espírito jovem, seu comprometimento e sua liderança crítica permanecerão na memória de seus contemporâneos, na Faculdade de Direito da USP, ecoando nos corredores, nas salas e no pátio das Arcadas."  

 

Fernando Marcelo Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)

"Em sua trajetória, Otavio Frias Filho sempre atuou com profissionalismo, equilíbrio e ética. Não só honrou o legado deixado pelo pai, fundador do Grupo Folha, como modernizou o jornal, ampliou o alcance, estimulou a cobertura crítica e o debate de ideias. Sempre abriu espaço para o contraditório, com respeito aos direitos individuais, coletivos e ao Estado Democrático de Direito."

 

José Rogério Cruz e Tucci,  ex-Diretor e Professor Titular da Faculdade de Direito da USP

 "Na Faculdade de Direito despontava ser dotado de inigualável talento, no início da década em que o Brasil pressentia a erosão do regime militar e o prenúncio do fim da censura. Sonhávamos com um Brasil melhor e menos injusto. Fazíamos política acadêmica, às vezes em lado opostos. Com Otavio Frias Filho, aprendi a ter paciência, pois ele também tinha o dom do diálogo com argumentação inteligente e persuasiva.  

Reverencio a memória de um franciscano da gema, que se orgulhava da Velha Academia e que deixa enorme saudade, na certeza de que a saudade é a maior prova de que o passado valeu a pena."

 

João Luiz Faria Neto, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) 

"O Conar, profundamente consternado, transmite à diretoria da Folha seus cumprimentos solidários pelo falecimento do grande jornalista Otavio Frias Filho. Otavio sempre demonstrou, em contato pessoais e textos publicados seu apreço pelo Conar e pela autorregulamentação publicitária, tornando-se credor de nossa amizade e reconhecimento. A perda para a inteligência nacional é imensa mas seu exemplo servirá de guia segura para os continuadores de sua admirável obra."

 

Mario D'Andrea, presidente da Associação Nacional das Agências de Publicidade 

"A ABAP (Associação Nacional das Agências de Publicidade) manifesta o seu agradecimento pelos serviços prestados por Otavio Frias Filho em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e na construção de uma comunicação moderna. Um nome que teve papel direto nos grandes acontecimentos da história recente do nosso país. Registramos nossa solidariedade à família, aos amigos e aos profissionais do Grupo Folha."

 

Jorge Perez, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do publisher da Folha, Otávio Frias Filho.
O jornalismo e a democracia brasileira perdem um de seus maiores embaixadores. A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, na pessoa de seu diretor-presidente, Jorge Perez, expressa as mais sinceras condolências à família e amigos por esta perda inestimável."

 

Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente emérito da Fiesp/Ciesp e conselheiro emérito da CNI

"Ao manifestar os meus sentimentos de grande pesar pela prematura morte de Otavio Frias Filho, que tanto fez pela democracia no Brasil, quero consignar a minha certeza de que a Folha há de continuar firme no caminho por ele delineado."

 

Marcelo Vieira, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB)

"A Sociedade Rural Brasileira recebeu com pesar a triste notícia do falecimento do jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo.

Notável pelo espírito arrojado, pela criatividade e pelo grande repertório de escrita, contribuiu significativamente para mudar para melhor o jornalismo brasileiro, tornando a atividade mais moderna e abrangente. Sempre trabalhou ao lado dos valores da democracia, defendendo a liberdade e a diversidade de ideias sem jamais abrir mão da postura crítica, com a responsabilidade que se espera dos veículos de comunicação.

Em um momento marcado pela propagação de notícias fantasiosas e informações superficiais, o Brasil perde um importante expoente no empenho do jornalismo em provar seu papel na sociedade como fonte segura de informação.

A SRB se solidariza com os familiares de Otavio Frias Filho, em especial com a esposa, Fernanda Diamand, as duas filhas, Miranda e Emilia, e os irmãos, Maria Helena, Maria Cristina e o Senhor."

 

Fabio Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp)

"Lamentamos profundamente a morte do jornalista e empresário Otavio Frias Filho, ocorrida nesta terça-feira (21), em São Paulo (SP). Profissional exemplar que pautou sua brilhante carreira no trabalho de  
extrema qualidade, sempre demonstrando dedicação e comprometimento na atuação como diretor de Redação do jornal Folha de S.Paulo e diretor  editorial do Grupo Folha, além de outras por ele tão bem exercidas. Nosso sincero sentimento de consideração e respeito pela família Frias decorre da antiga amizade que mantivemos com o patriarca, Octavio Frias de Oliveira, e à qual, neste momento, prestamos nossa solidariedade."

 

Angela Costa, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)

"A Associação Comercial do Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento de Otavio Frias Filho, cujas mãos e mente revolucionaram o jornalismo brasileiro ao longo dos 34 anos que dirigiu a Folha de S.Paulo. Que seu legado permaneça como presente para essa e para as próximas gerações de profissionais. Enviamos nossas condolências à família e aos amigos nesta hora tão difícil."

 

Arquidiocese de São Paulo

"A Arquidiocese de São Paulo recebe com pesar a notícia do falecimento de Otavio Frias Filho, diretor de Redação do jornal Folha de S.Paulo, na manhã desta terça-feira, 21 de agosto. Nossa solidariedade e oração aos familiares e amigos de Frias Filho, que contribuiu com a modernização e profissionalização do jornalismo no País. A certeza da ressurreição os console. 'Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres', João, 32,32."

 

Michel Schlesinger, rabino da CIP (Congregação Israelita Paulista)

"Manifesto a minha tristeza pela perda do querido Otavio Frias. Apesar dos imensos desafios de saúde, Otavio continuou trabalhando naquilo que foi sua paixão e missão de sua família. A produção de um jornalismo crítico e independente é um imenso serviço que a Folha de S.Paulo presta a toda a sociedade brasileira. Este trabalho será levado adiante como a maior homenagem que Otavio pode receber. Como diz a tradição judaica, desejamos que sua alma permaneça conectada à corrente da vida eterna."

 

Luiz Kignel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, e Ricardo Berkiensztat, presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo 

"A Federação Israelita do estado de São Paulo presta suas condolências à família de Otavio Frias Filho por sua morte prematura ocorrida hoje. Otavio foi um dos grandes nomes do jornalismo e da intelectualidade brasileira e um ardoroso defensor da verdade e da democracia. Fará muita falta neste momento tão conturbado da vida nacional. Descanse em paz."

 

Fernando Lottenberg, presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil)

“Otavio Frias Filho teve papel fundamental na modernização do jornalismo brasileiro e na promoção do debate democrático, plural e intenso. Foi meu contemporâneo no Largo São Francisco, na USP, onde atuamos de forma próxima no movimento estudantil.

Sempre esteve atento às questões relevantes da comunidade judaica brasileira, ouvindo e abrindo espaços na Folha, quando necessário. Vai fazer muita falta ao país e deixa um grande legado.”

 

Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith Brasil

"Hoje o dia amanheceu triste.

Perdemos Otavio Frias Filho, um símbolo da liberdade de imprensa, um cidadão que dedicou sua vida, de forma inteligente e criativa, a organizar, conduzir e defender uma linha jornalística, que registrava de forma coerente e estruturada as mais diversas opiniões e situações.

Um brasileiro como poucos. Um homem que prezava por princípios e objetivos claros e definidos, sem ter o receio de ser penitenciado por eles.

Jornalista, escritor, poeta e hábil na capacidade de se expressar. Fará muita falta, sobretudo no momento em que passa o nosso país. Esperamos e contamos que o seu legado tenha criado raízes fortes e duradouras.

Os membros da B’nai B’rith, entidade judaica dedicada à Democracia, Educação e Direitos Humanos, registram o seu pesar por mais esta perda de nossa nação brasileira.

 

Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo  

" É com profunda tristeza que recebemos a notícia da morte de Otavio Frias Filho.  Às inúmeras qualidades tão bem apontadas pelos amigos, artistas, intelectuais e colegas do jornalismo acrescentamos o apoio  na difusão da psicanálise e ao livre debate de ideias.  Muitas das realizações da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo contaram com a  divulgação e participação da Folha, além da generosidade de Otavio. Sentiremos muito sua falta." 

 

Gabriel Chalita, presidente da Academia Paulista de Letras

“Em nome dos escritores de São Paulo, a Academia Paulista de Letras lamenta o falecimento de Otavio Frias Filho e abraça carinhosamente sua família.” 

 

​Ruy Altenfelder, presidente Academia Paulista de Letras Juridicas 

"Solidariedade e sentimentos." 

 

Paulo Camarda, presidente do conselho diretor e demais funcionários da Fundação Cásper Líbero (TV Gazeta, GAZETA FM, Gazeta Esportiva.Net e Faculdade Cásper Líbero)

"Com profundo pesar chega-nos a notícia do falecimento precoce do Dr. Otávio Frias Filho, diretor de Redação da conceituada Folha de S.Paulo, considerado um dos grandes responsáveis pela modernização do jornalismo brasileiro, que hoje priva-se da competência e dinamismo de um de seus mais valorosos incentivadores.

Ao assumir a chefia de redação do jornal, em 1984, implementou uma total reformulação na linha editorial da Folha, onde enfatizou a pluralidade de ideias e a imparcialidade.

Recebam, familiares e colegas do Grupo Folha, os nossos mais sinceros sentimentos por esta irreparável perda."
 

 

Dalton Pastore, presidente da ESPM 

"Otavio Frias Filho participou de momentos cruciais do processo de redemocratização brasileira e deixou um legado de independência, imparcialidade e profundo senso crítico ao jornalismo do país. Pensador, ensaísta, dramaturgo, escritor e publisher, Otavio Frias Filho deixa sua marca na história da indústria brasileira de comunicação. Nós, da ESPM, nos solidarizamos com sua família, amigos e com todos os profissionais que tiveram o privilégio de trabalhar e aprender com esse grande brasileiro."

José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie

"O Instituto Presbiteriano Mackenzie une-se às manifestações de pesar pela morte do jornalista, dramaturgo, ensaísta e empresário Otávio Frias Filho. Para quem, como nossa instituição, atua há mais de um século na Educação e Cultura, a perda de um intelectual dessa importância muito nos entristece.

 Otávio era um homem instruído, culto, elegante, discreto e produtivo. Mudou o jornalismo brasileiro com sua coragem, ética e, acima de tudo, visão pluralista do que seja informar para fazer refletir, para causar mudanças positivas, para prestar serviços à sociedade de modo independente. Sua consciência de liberdade era comprometida com responsabilidade.

O Brasil perde um homem de boa vontade, um ser humano pleno de respeito e amor ao próximo. Estamos todos de luto."

 

Edison Simoni, reitor da Fecap

"Nós, da Fecap, apresentamos aqui as nossas condolências à família Frias e aos colaboradores do Grupo Folha. Otavio Frias Filho foi um dos jornalistas mais comprometidos com o valor da notícia e com a isenção do jornalismo brasileiro. É com muito pesar que, hoje, lamentamos esta perda inestimável."

 

Heloisa Bedicks, superintendente geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) 

"Em nome dos membros do conselho e de todos os associados do IBGC, gostaria de prestar nossa solidariedade aos familiares, aos amigos e a todos os colaboradores do Grupo Folha neste momento de mais profunda perda. O nome de Otavio Frias Filho ficará marcado na memória de quem sempre buscou nas páginas da Folha um símbolo de jornalismo moderno e democrático, com um espaço aberto para as mais diversas opiniões."

 

Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista

"Manifesto a minha tristeza pela perda do querido Otavio Frias.

Apesar dos imensos desafios de saúde, Otavio continuou trabalhando naquilo que foi sua paixão e missão de sua família. A produção de um jornalismo crítico e independente é um imenso serviço que a Folha de S.Paulo presta a toda a sociedade brasileira. Este trabalho será levado adiante como a maior homenagem que Otavio pode receber. Como diz a tradição judaica, desejamos que sua alma permaneça conectada à corrente da vida eterna."

 

 Ivã Molina, provedor da Santa Casa de São José dos Campos 

"A mesa diretora da Santa Casa de São José dos Campos manifesta seu imenso pesar pela morte do diretor de Redação da Folha de S.Paulo, o jornalista e escritor Otavio Frias Filho, na madrugada desta terça-feira (21). 

Além de sua trajetória e méritos na imprensa nacional, Otavio Frias Filho também tem importante contribuição social, especialmente para a Santa Casa de São José dos Campos. Seu pai, Octávio Frias de Oliveira, e sua família ajudaram na construção do prédio de internações da Santa Casa, e Otavio esteve no hospital em 21 de novembro de 2014, para receber uma homenagem prestada a sua família. 

Exerceu cidadania e justiça no papel e na vida. Nossos sentimentos, nossas orações e homenagens à viúva, filhos e família. Que seu exemplo não seja esquecido e que seu novo caminho seja iluminado.

 

José Otavio Costa Auler Junior, diretor da Faculdade de Medicina da USP e presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

"Nesse momento de dor, manifesto, em nome da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital das Clínicas da FMUSP, toda a nossa solidariedade à família, aos amigos e aos jornalistas que tiveram o privilégio de compartilhar da inteligência e da coragem de Otavio Frias Filho.

Com elas, fez da Folha um espaço nobre do pluralismo e do debate qualificado de ideias. Honrou o legado de seu pai, a quem temos o imenso orgulho de homenagear diariamente no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira.

Sua defesa do jornalismo de qualidade e da democracia como valor fundamental seguirá inspirando a todos."

 

Marcelo Kheirallah, presidente voluntário do Conselho de Administração da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), e Valdesir Galvan, superintendente-geral da AACD

A AACD lamenta o falecimento prematuro de Otavio Frias Filho. O jornalista foi responsável por grande modernização no jornalismo brasileiro e trabalhou incessantemente pela democracia e liberdade de comunicação. O legado que Otavio nos deixa é enorme, consolidado e continuará trazendo benefícios e inspirando a todos nós, que trabalhamos por um país melhor, com inclusão e garantia de direitos.

Estendemos nossos sentimentos a família e amigos.

 

Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan 

"Foi com muito pesar que recebi a notícia da morte de Otavio Frias Filho. Com sua inteligência e sua obstinação pelo rigor jornalístico e pela pluralidade de ideias, elevou o patamar de nossa imprensa. E fez da Folha protagonista no processo de redemocratização do país. Meus sentimentos a seus parentes, familiares e amigos."

 

Câmara Brasileira do Livro

"A Câmara Brasileira do Livro recebe com grande tristeza a notícia do falecimento do jornalista, dramaturgo e ensaísta Otavio Frias Filho. Além de mentor do Projeto Folha, que modernizou o jornalismo brasileiro na década de 1980, Otavio também escreveu várias obras, entre elas ensaios, livros infantis e peças de teatro. Para Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, o Brasil perde, neste dia, um de seus maiores jornalistas e um grande escritor."

 

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores)

" A Folha de S.Paulo sempre foi um jornal aberto aos trabalhadores para discutir todos os nossos problemas importantes. Na reforma trabalhista, o jornal defendeu mudanças —assim como nós também defendemos— mas deixou claro que essas mudanças deveriam trazer a modernidade para a sociedade, em busca do progresso para todos, sem prejudicar os mais pobres e os menos favorecidos. Nas vezes em que visitei o jornal, o Otavio Frias Filho deixou sempre isso muito claro”. 

 

Miguel Torres, presidente interino da Força Sindical, e João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral  da Força Sindical 

"Otavio Frias Filho dedicou grande parte de sua vida à liberdade imprensa e ao jornalismo ético, trazendo melhorias para toda a sociedade brasileira. Sua morte representa, sem qualquer sombra de dúvidas, uma grande perda para o jornalismo ético, e para o país. O Brasil perde uma de suas maiores referências no jornalismo contemporâneo, que ele próprio ajudou a desenhar. Um homem de visão, moderno e arrojado, que fará muita falta ao jornalismo e à própria democracia. À família, os nossos mais sinceros e respeitosos sentimentos."

 

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e presidente interino da Força Sindical 

"Otavio Frias Filho dedicou grande parte de sua vida à liberdade imprensa e ao jornalismo ético, trazendo melhorias para toda a sociedade brasileira. Sua morte representa, sem qualquer sombra de dúvidas, uma grande perda para o jornalismo ético e para o país.

O Brasil perde uma de suas maiores referências no jornalismo contemporâneo, que ele próprio ajudou a desenhar. Um homem de visão, moderno e arrojado, que fará muita falta ao jornalismo e à própria democracia. À família, os nossos mais sinceros e respeitosos sentimentos."

 

Milton Rego, presidente executivo da Abal

"Recebemos com pesar a notícia do falecimento precoce de Otavio Frias Filho, diretor de redação desse jornal. Ao comandar a implantação do Projeto Folha, nos anos 1980, Frias Filho colocou a Folha de S.Paulo na liderança do mercado de jornais e deu uma contribuição decisiva para modernização da imprensa brasileira. À família e aos amigos, os sentimentos da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e de seus associados."

 

Edvandir Felix de Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal

"Herdeiro do grupo fundado pelo pai, Otavio Frias Filho conduziu com brilhantismo o maior jornal do país enquanto esteve à frente da publicação. Dono de visão crítica, contribuiu para o bom exercício da profissão e inspirou inúmeros jornalistas ao longo de décadas. Com a morte de Otavio, perde não só o jornalismo, mas também o Brasil." 

 

Paulo Prazak, presidente Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo

"O TJM de São Paulo externa seu profundo pesar com o falecimento de Otavio Frias Filho. Como poucos, representou a missão do jornalismo e a contribuição para uma sociedade democrática revelando-se um homem sério e comprometido com a informação verdadeira."

 

Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública 

“O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) lamenta profundamente a morte de Otavio Frias Filho, uma grande perda para o jornalismo brasileiro. Otavio esteve no comando da Folha de S.Paulo por 34 anos, sempre pautado pelo pluralismo, pelo espírito democrático e pela inovação, valores com os quais a comunidade do FBSP compartilha. Deixa um legado importante, que deve se manter vivo entre seus parceiros, familiares, amigos e colegas. Nos solidarizamos com seus irmãos, esposa e filhas."

 

Miguel Torres, presidente interino da Força Sindical, e João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral  da Força Sindical 

"Otavio Frias Filho dedicou grande parte de sua vida à liberdade imprensa e ao jornalismo ético, trazendo melhorias para toda a sociedade brasileira. Sua morte representa, sem qualquer sombra de dúvidas, uma grande perda para o jornalismo ético, e para o país.

O Brasil perde uma de suas maiores referências no jornalismo contemporâneo, que ele próprio ajudou a desenhar. Um homem de visão, moderno e arrojado, que fará muita falta ao jornalismo e à própria democracia. À família, os nossos mais sinceros e respeitosos sentimentos."

 

Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica

"Lamentamos profundamente o falecimento do Otavio Frias Filho. Ele foi fundador e membro do Conselho Consultivo da Fundação SOS Mata Atlântica e nos apoiou muito desde a primeira campanha até as nossas atividades nos dias de hoje. Em nome do Pedro Passos, presidente, do Roberto Klabin, vice-presidente e toda diretoria e equipe envio nossa solidariedade aos familiares e amigos da Folha de S.Paulo. Uma grande perda para todos nós e para o país." 

 

RenovaBR

"O RenovaBR lamenta a morte do jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo. Otavio Frias Filho deu vigor ao jornalismo ao estabelecer como alicerces do jornal a informação crítica e a pluralidade de opiniões." 

 

Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural 

"É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo nesta terça (21).

A construção da democracia brasileira esteve sempre ancorada à liberdade de imprensa, e se vivemos tantas questões de transformação em nossa sociedade, o jornalista Otavio Frias Filho, à frente do Grupo Folha, foi um dos maiores líderes dessa mirada social. Seu legado está claro."

 

Luana Tavares, diretora do CLP (Centro de Liderança Pública) 

"É com pesar que o CLP recebe a notícia da morte do jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo.

Ao longo dos 34 anos em que esteve à frente do jornal, Otavio Frias Filho prestou inestimável contribuição para a formação de uma imprensa fiscalizadora das instituições públicas e dos pilares da democracia, colaborando para o desenvolvimento do país. Sua morte é uma grande perda para o Brasil e para o jornalismo."

 

Francisco Christovam, presidente do SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo)

"O SPUrbanuss manifesta as suas condolências aos familiares do jornalista Otavio Frias Filho e aos colaboradores da Folha de S.Paulo pela perda de seu diretor de Redação." 

 

Conselho de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECISP)

"Lamentamos profundamente a perda de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha. Seu legado foi a busca incessante por um jornalismo crítico, preciso, plural. Para quem acompanhou sua trajetória, considerada fundamental para a história do jornalismo brasileiro, ficará a lembrança de um homem comprometido sempre com a publicação da informação correta, precisa, bem apurada. É uma imensa perda para o jornalismo brasileiro.

O CRECISP se solidariza com seus amigos, familiares e colegas de trabalho."

 

​Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação

"O Todos Pela Educação lamenta com pesar o falecimento do jornalista e diretor de Redação do jornal Folha de S.Paulo, Otavio Frias Filho. 

Otavio fez um trabalho visionário à frente da Folha. Sua contribuição aos debates sobre os rumos do país, sempre com muito destaque para às políticas educacionais, foi decisiva nas últimas décadas. O Todos Pela Educação expressa seus pêsames e solidariedade aos familiares e aos amigos, e deseja consolo e força nesse momento de dor."

 

MBL - Movimento Brasil Livre

"Nossos sentimentos à família e aos amigos."

 

Rogério Caboclo, diretor executivo de Gestão da Confederação Brasileira de Futebol 

"Otavio Frias Filho foi um visionário. Ele viveu o jornalismo brasileiro intensamente e ajudou a construir um modelo crítico e pluralista de tratar a informação. Nesse momento de ausência, a Confederação Brasileira de Futebol manifesta a sua solidariedade com a família, os amigos e os colaboradores da Folha de S.Paulo. "

 

Paulo Wanderley, presidente do  Comitê Olímpico do Brasil ​(COB)

"Lamento profundamente o falecimento de Otavio Frias Filho. Através de uma vida dedicada à profissão, Otavio tornou a Folha de S.Paulo um dos mais influentes veículos de comunicação do Brasil, dando sempre importante espaço para a cobertura esportiva. As grandes conquistas dos atletas brasileiros sempre mereceram destaque em suas publicações, contribuindo para a difusão dos valores olímpicos em nosso país. Neste momento de dor e consternação, nos solidarizamos aos familiares e amigos de Otavio e aos colaboradores do Grupo Folha, na certeza de que seu trabalho deixará marcas históricas para o jornalismo brasileiro."

 

São Paulo FC

"O São Paulo FC lamenta a morte de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo, pessoa que lutou por valores intrínsecos aos da democracia, pela liberdade de ideias, e que foi fundamental para que o jornalismo no Brasil enveredasse para o caminho do conhecimento."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.