Descrição de chapéu Folha Informações

FALSO: Corrente de WhatsApp sobre retaliação do PCC a policiais é falsa

Mensagem compartilhada dizia que represália à PM em São Paulo poderia se espalhar pelo estado

São Paulo

Na noite desta quarta (1º) recebemos de nossos leitores via WhatsApp da Folha uma corrente dizendo que, após suposta ocorrência envolvendo a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, da PM) e a facção criminosa PCC, o grupo criminoso se vingaria de policiais militares por todo estado de São Paulo.

O texto, semelhante a uma conversa por aplicativo, foi atribuído a um sargento da Polícia Militar e dizia que a informação partia de uma fonte oficial. A mensagem começou a ser disseminada às 17h11 de quarta (1º).

“As agências de inteligência da PMESP solicitam a todos os PMs que tenham cautela redobrada no serviço e na folga. É provável que retaliações sejam feitas somente na capital, porém a ordem é para ser cumprida em todo o estado de SP”, dizia ao final da mensagem.

FALSO

FALSO: Corrente sobre retaliação do PCC à policiais é falsa
Reprodução/WhatsApp

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirma que a história é mentira. “O Serviço de Inteligência da Polícia Militar informa que não há, até o momento, qualquer indício de ação orquestrada ou retaliação contra policiais.”

Se recebeu alguma informação que acredita ser falsa, comunique o WhatsApp da Folha (0-xx-11 99486-0293). Pode ser áudio, vídeo, corrente, imagem ou notícia que circule pelo aplicativo ou por redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter. O jornal fará uma seleção do conteúdo a ser checado e publicará o resultado desse trabalho.


MANUAL PARA NÃO PROPAGAR FAKE NEWS

  • Busque a fonte original
  • Faça uma busca na internet: muitos casos já foram desmentidos
  • Cheque a data: a “novidade” pode ser antiga
  • Leia a notícia inteira
  • Cheque o histórico de quem publicou
  • Se a notícia não tem fonte, não repasse
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.