Descrição de chapéu Eleições 2018

Novo lança João Amoêdo, que promete Estado enxuto e reformas

Com pouco tempo de TV, candidato aposta em redes sociais e voluntários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Com um discurso pelo fim dos privilégios, redução do Estado e contra a chamada velha política, o Novo oficializa neste sábado (4) em São Paulo a candidatura de João Amoêdo à Presidência.

Engenheiro civil e administrador de empresas, Amoêdo fez carreira no setor bancário. Foi vice-presidente do Unibanco, diretor executivo do BBA e integrou o conselho de administração do Itaú.

Em 2011 fundou o Novo, partido que tem como práticas não usar recursos do fundo partidário e selecionar seus filiados, excluindo aqueles que tenham sido condenados com sentença transitada em julgado ou de órgão colegiado em casos de violação de direitos fundamentais, improbidade administrativa e abuso de poder político e econômico. 

As ações partidárias são financiadas por meio de doações, e a prestação de contas é divulgada no site do partido, que em março tinha em caixa cerca de R$ 5,7 milhões.

Na arrecadação por crowdfunding, Amoêdo, estreante na corrida ao Planalto, é o segundo que mais angariou fundos dentre os presidenciáveis, com mais de R$ 265 mil, atrás apenas de Lula. 

Na TV e no rádio, o partido estima que o presidenciável terá de 5 a 10 segundos de propaganda. Para superar isso, o ex-CEO do Flamengo e coordenador da campanha de Amoêdo, Fred Luz, aposta nas redes sociais e na mobilização de voluntários. 

"Acreditamos num crescimento muito expressivo dos candidatos do Novo, especialmente do Amoêdo", diz.

De acordo com a pesquisa Datafolha de junho, o candidato alcança apenas 1% das intenções de voto. Luz diz que o diferencial de Amoêdo em relação a seus oponentes é a coerência entre o discurso e a prática. 

"Um cara que vestiu o macacão da Petrobras pra dizer que não iria privatizar, porque naquela época ia parecer feio, tem autenticidade pra dizer agora que vai fazer? ".

O programa de governo é coordenado pelo economista Gustavo Franco, um dos autores do Plano Real. O plano inclui reforma da Previdência, descentralização do estado e fim de privilégios. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.