Descrição de chapéu Eleições 2018

Novo, PSD e Rede são que mais forneceram dados para o Match Eleitoral

Legendas ainda podem responder ao questionário feito por Folha e Datafolha

Urna eletrônica utilizada para votação - Diego Herculano/Folhapress
 
São Paulo

Candidatos a deputado federal dos partidos Novo, PSD e Rede foram os que mais forneceram dados para o Match Eleitoral, ferramenta lançada na segunda-feira (27) para ajudar eleitores paulistas a decidir seu voto.

Criado pela Folha e pelo Instituto Datafolha, o Match funciona a partir do cruzamento de respostas dos candidatos a um questionário encaminhado previamente às legendas e das opções que o eleitor seleciona no momento do teste (confira a metodologia completa e a política de privacidade). 

Até a última sexta (24), as três legendas tiveram taxas de respostas acima de 90% para os desenvolvedores da ferramenta. No total, o Novo tem 47 postulantes no estado; o PSD tem 22; e a Rede, 32.

PC do B e PCB, que têm dois candidatos cada um, forneceram todas as respostas dos seus políticos.
Já o PV (23,3%), MDB (16,1%) e PROS (12%) figuram entre as legendas que menos forneceram dados para o Match Eleitoral. Cada partido tem 86, 62 e 100 candidatos a deputado federal, respectivamente. 

PRTB, PMB e PCO, que têm 62, 13 e 10 candidatos, respectivamente, não forneceram nenhum dado de seus políticos. 

A assessoria do MDB afirmou à Folha que considera a ferramenta importante e que espera que os candidatos respondam ao questionário. 

O PRTB disse que não será possível atender ao convite e que toda as propostas dos seus candidatos serão publicadas nos canais oficiais dos políticos. O jornal não conseguiu contato com PV, PROS, PMB e PCO. 

O Match Eleitoral parte de um questionário sobre assuntos do interesse da sociedade. São 20 perguntas, cada uma com um peso, numa escala de concordância ou discordância parcial ou total.

Os candidatos que ainda não responderam podem procurar o Datafolha pelo telefone (11) 3224-4473 e pelo email projetosdatafolha@datafolha.com.br.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.