Descrição de chapéu Eleições 2018 Dias Melhores

ONG investe em educação política da população

Evento da ONG Politize! discute educação política da população, com conceitos sobre o funcionamento do Estado

Danielle Brant
Nova York

A menos de dois meses para o primeiro turno das eleições, um movimento apartidário lança uma ofensiva para melhorar a educação política da população, em meio a um momento "crítico" para a democracia, como define Diego Calegari, um dos fundadores do Politize!.

A ONG pretende formar multiplicadores de conteúdo sobre como funciona o sistema democrático brasileiro. As cidades escolhidas para o treinamento foram Florianópolis, Vitória, Recife e Brasília. 

A ideia é que, até as eleições, entre 80 e 120 pessoas —chamadas de embaixadores Politize!— estejam aptas a disseminar informações apartidárias, como onde encontrar os programas de governo de cada candidato e o que fazem os três Poderes.

Evento da ONG Politize! discute educação política da população, com conceitos sobre o funcionamento do Estado  Divulgação - Bruno Paiva/Politize/Divulgação

Com a primeira turma, que teve como palco Florianópolis, São Paulo e Belo Horizonte, quase 7.400 pessoas foram atingidas em quatro meses. “Fazemos um processo de seleção para identificar quem está comprometido de verdade e tentar incluir uma diversidade ideológica e de gênero”, diz Calegari.

Segundo ele, há uma insatisfação que pode ser canalizada para uma renovação democrática no médio prazo e um reestabelecimento do diálogo. “Ou a gente pode ir para o contrário, fortalecer o autoritarismo, reduzir a liberdade de expressão e retornar à repressão velada.”

Ele vê risco no atual clamor entre parcelas do eleitorado por um movimento autoritário que resolva os problemas do país. Para Calegari, alguns agentes políticos estão se aproveitando do momento de frustração popular para fincar raiz desse pensamento. 

“É muito fácil você passar do não acreditar nos políticos para o não acreditar na política e para o não acreditar na democracia”, diz. “Temos que ter uma população que valorize e entenda a importância da democracia, do diálogo, do respeito. Quando você tem isso, candidaturas autoritárias não conseguem ser bem-sucedidas.”

Outra ameaça, diz, é a polarização. “É legitimo que alguém pense diferente. É ótimo que a gente discorde em uma democracia, que a gente discuta, tente chegar a consensos”, comenta. “O problema é achar que pessoa não tem o direito de discordar. Aí começa o quebra pau.”

O Politize! foi criado em 2014, após as manifestações de junho de 2013. “Esse mercado para educação política, de pessoas querendo se informar, não havia antes de 2013.”

A organização vive de doações e de serviços oferecidos a parceiros. Calegari diz que o objetivo é atacar o desconhecimento que o brasileiro tem do sistema político do país. 

“Nosso despreparo para a democracia é o que tem de mais democrático. Não importa se você é homem, mulher, negro, pardo, se você estudou nos melhores colégios. Você vai ter um nível muito baixo de conhecimento.”

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.