Pesquisa em presídios que indicaria rejeição a Bolsonaro não existe

TSE não tem registro do levantamento

São Paulo

A informação de que o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem 100% de rejeição em uma pesquisa eleitoral feita em todos os presídios do país não é verdadeira.

Conforme verificado pelo projeto Comprova, coalizão de 24 organizações de mídia brasileiras, dentre elas a Folha, que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018, não há registros de nenhuma pesquisa de intenção de voto realizada em presídios e delegacias no período em que a informação foi publicada nas redes sociais.

A informação falsa circula em redes, como Facebook e Twitter, e em aplicativos de conversas instantâneas, como WhatsApp, e dá conta de uma consulta que teria sido realizada com 13 mil detentos em 450 presídios e 150 delegacias de todo o país.

O candidato a Presidência Jair Bolsonaro (PSL) conversa com jornalistas ao deixar a Câmara dos deputados nesta terça (8) - Pedro Ladeira/Folhapress

Para que uma empresa faça pesquisa nos presídios, ela precisa de autorização da Justiça. E para que a pesquisa eleitoral seja viabilizada, deve ser registrada junto ao TSE pela empresa pesquisadora e os dados sobre sua realização devem estar disponíveis no site do Tribunal.

Duas versões do boato foram identificadas pelo Comprova. Uma tem origem em uma publicação no Facebook. A outra é uma montagem produzida para parecer uma notícia publicada no site G1.

O Comprova consultou também a editoria de política do portal G1 que negou a publicação da notícia.

BOLSONARO NAS PESQUISAS

De acordo com a última pesquisa eleitoral divulgada pelo Datafolha, em 10 de junho, Bolsonaro mantém a liderança da corrida presidencial nos cenários em que o petista Lula está ausente, com 19% das preferências.

Segundo o Ibope, também num cenário sem Lula, Bolsonaro tem 16% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com o tucano Geraldo Alckmin, que tem 19%. A pesquisa foi divulgada em 3/8 pela TV Bandeirantes.

Participaram da apuração deste texto os veículos AFP, Nexo E SBT, que integram o Comprova, projeto que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018. É possível sugerir checagens pelo WhatsApp da iniciativa, no número (11) 97795-0022.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.