Descrição de chapéu Eleições 2018

PT retira candidatura em Pernambuco em busca da neutralidade do PSB

Decisão do partido abre caminho para costura pela reeleição de Paulo Câmara (PSB)

João Valadares Catia Seabra
Recife e São Paulo

O comando do PT decidiu retirar, nesta quarta-feira (1º), a candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo de Pernambuco. Aprovada por 17 votos contra 8, a decisão busca garantir a neutralidade do PSB na disputa presidencial, já que os petistas apoiarão a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB). Em reação à decisão, Marília disse que "essa não é a última instância. Há ainda o Diretório Nacional".

Os críticos à decisão prometem recorrer ao Diretório Nacional do PT para viabilizar a candidatura de Marília. O Diretório Nacional se reúne nesta sexta-feira. 

"Sou a favor de coligação com o PSB e o PC do B para apoiar formalmente Lula, mas abrir mão da candidatura potencialmente vitoriosa de Marília Arraes por uma neutralidade duvidosa é um contrassenso", disse Renato Simões, que foi derrotado na votação.

Secretário de Comunicação do PT, Carlos Henrique Árabe, diz que votou pela soberania de Pernambuco, alegando que a convenção estadual, programada para amanhã, tem legitimidade para indicar Marília.

Esse é o argumento da vereadora. Pelas redes sociais, ela chamou de fake news os rumores de que teria desistido de concorrer e convocou os delegados do partido a votar em favor da manutenção de sua candidatura.

"Não vamos deixar que a esperança do povo de Pernambuco seja usada como moeda de troca", afirmou a pré-candidata.

O líder da minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), informou por meio de sua conta no Twitter que, além de Pernambuco, o PT decidiu apoiar o PSB na Paraíba, Amapá e Amazonas. Ainda não há definição em relação ao Ceará.

Dez integrantes do comando petista apresentaram, nesta quarta-feira (1º), recurso contra a retirada da candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco sob o argumento de que a decisão contraria antigas resoluções do partido. ​

O senador Humberto Costa (PT) deve ocupar uma das vagas ao Senado na chapa pessebista. A outra é do deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), crítico ferrenho do PT e do ex-presidente Lula.

Marília Arraes (PT), vereadora da cidade do Recife
Marília Arraes (PT), vereadora da cidade do Recife - Avener Prado - 12.abr.2018/Folhapress

O partido aposta na neutralidade nacional do PSB, o que possibilitaria arranjos locais, e na desistência da candidatura de Márcio Lacerda (PSB) ao governo de Minas Gerais.

O encontro estadual do PT em Pernambuco, que aconteceria nesta quinta-feira (1º), deve ser desarmado.

Até ontem, havia a costura para referendar o nome de Marília durante o encontro local, mas deixando uma ressalva para que a decisão pudesse ser modificada posteriormente em razão de uma decisão da Executiva Nacional do partido.

Na terça-feira, ouvida pela Folha, Marília afirmou que não trataria mais do tema. “Tem coisas que estão na dimensão dos burocratas da política. Não trato mais disso. Meu compromisso com Lula é garantir a ele a maior vitória do PT no Brasil. É isso que Pernambuco vai fazer”, disse.

A vereadora enfrentou resistência dentro do próprio partido desde o ano passado, quando evidenciou o desejo de ser a candidata ao governo. O grupo capitaneado pelo senador Humberto Costa (PT), argumentando a importância do PSB no contexto nacional diante da situação do ex-presidente Lula, preso em Curitiba, defendeu a aliança com Paulo Câmara. 

Em 2014, Paulo Câmara apoiou, no segundo turno, o senador Aécio Neves (PSDB) para a Presidência da República e também se posicionou de maneira favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Os aliados de Marília vão insistir para que o encontro estadual seja realizado nesta quinta-feira. “Reitero a importância do respeito ao encontro como instância partidária”, disse a deputada estadual Tereza Leitão (PT).

A decisão do PT já teria sido comunicada ao governador Paulo Câmara. Por meio da secretaria de imprensa, ele afirmou que não iria se pronunciar sobre o assunto.

Dez integrantes do comando petista apresentaram, nesta quarta-feira (1), recurso contra a retirada da candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco sob o argumento de que a decisão contraria antigas resoluções do partido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.