Descrição de chapéu Eleições 2018

Sem Lula, PT tentará levar Haddad a debates

Entre os organizadores que não permitiriam um representante, estão a Bandeirantes e a Rede Globo

São Paulo

Com Luiz Inácio Lula da Silva preso, o PT decidiu consultar assessoria jurídica sobre medidas legais para garantir participação do vice, o ex-prefeito Fernando Haddad, em debates eleitorais.

Fernando Haddad, candidato a vice na chapa de Lula
Fernando Haddad, candidato a vice na chapa de Lula - Nelson Almeida - 4.ago.18/AFP

O secretário de Comunicação do PT, Carlos Henrique Árabe, explica que as emissoras, em sua maioria, exigem, exclusivamente, a presença do titular da chapa.

Entre os organizadores de debates que não permitiriam um representante, estão a Bandeirantes e a Rede Globo.

Segundo Árabe, “o primeiro veículo foi a própria Folha, que resolveu excluir representante”.

“No diálogo ou na Justiça: trata-se de representar o candidato em primeiro lugar”, disse Árabe, ao responder como o partido tentará assegurar a participação de Haddad.

Líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ) afirma que o partido explorará politicamente a exclusão do vice dos debates, caso essa decisão seja mantida.

Na tarde de hoje, Haddad se reunirá com Lula na Superintendência da PF em Curitiba.

Advogados do PT explicam que, inicialmente, reivindicarão que o próprio Lula participe dos debates mas, caso isso seja negado pela Justiça, como esperam, lançarão mão do chamado "pedido alternativo".

Na prática, funcionaria da seguinte maneira: na impossibilidade de o ex-presidente comparecer, por estar preso em Curitiba, Haddad poderia substituí-lo nos eventos.

Os dirigentes do partido, em contato com os auxiliares jurídicos da sigla, decidirão nesta segunda-feira (6) se o pedido em nome de Haddad será encaminhado na própria peça que solicita a participação de Lula —à espera da negativa— ou será protocolado posteriormente, como um recurso.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.