Veja erros e acertos de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional

A Agência Lupa checou falas de candidato em entrevista nesta terça-feira (28)

São Paulo

A Lupa checou falas do candidato do PSL Jair Bolsonaro em entrevista ao Jornal Nacional nesta terça-feira (28).

"Eu fui o único a votar contra [a PEC das Domésticas], em dois turnos"
FALSO 
Registros sobre o primeiro turno da votação na Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda Constitucional 478/2010, mais conhecida como PEC das Domésticas, mostram que dois deputados se posicionaram de forma contrária: Roberto Balestra (PP) e Zé Vieira (PR). Bolsonaro não registrou seu voto. No segundo turno, o parlamentar realmente votou contra. Procurado, Bolsonaro não respondeu.

"Tinha acabado o 9º Seminário LGBT infantil"
FALSO
 Nunca houve no Congresso um “seminário LGBT infantil”. O que há, anualmente, é um encontro para discutir questões relacionadas à comunidade LGBT, com um tema diferente a cada edição. Em 2012, o tema era “Infância e sexualidade”. As discussões propostas pela Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT diziam respeito ao combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes “que não se enquadram em papéis de gênero”. Procurado, Bolsonaro não respondeu.

"Nós do Exército Brasileiro perdemos três jovens garotos para o crime agora"
VERDADEIRO
 Desde que a intervenção federal foi decretada na segurança do RJ, em fevereiro, quatro militares do Exército foram mortos. Três deles na semana passada. Um cabo e dois soldados foram atingidos por tiros em uma operação nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio. No domingo (26), um sargento foi morto em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. 

"Na CLT já se garante isso [paridade salarial entre homens e mulheres]"
VERDADEIRO, MAS 
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que variáveis como sexo, idade, cor ou situação familiar não podem influenciar na remuneração do trabalhador. Mas, segundo o IBGE, em 2017, o rendimento médio de uma mulher equivalia a 77,5% do de um homem. Elas ganhavam R$ 1.868 mensais, enquanto eles recebiam R$ 2.410.

Verdadeiro A informação está comprovadamente correta. Verdadeiro, mas A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações. Falso A informação está comprovadamente incorreta. 

Chico Marés, Nathália Afonso , Clara Becker , Leandro Resende e Plínio Lopes
Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado em versão anterior deste texto, segundo o IBGE o rendimento de uma mulher equivale, em média, a 77,5% do de um homem —não quando ocupam os mesmos cargos e funções.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.