Veja erros e exageros dos candidatos no 1º debate de TV

A Lupa checou frases do encontro que aconteceu na noite de quinta (9)

São Paulo | Agência Lupa

Oito candidatos à Presidência participaram do primeiro debate eleitoral de 2018, na Band, na noite de quinta (9). Todos foram procurados para comentar, mas nenhum deles respondeu.

“Gastamos mais em segurança do que todos os países da OCDE”
Alvaro Dias (Podemos)
FALSO
 O Brasil gastou R$ 81 bilhões em segurança pública em 2016 —o equivalente a 1,6% do PIB do país. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No mesmo ano, a média de investimento em segurança dos 34 países membros da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) foi de 4,5% do PIB. Apenas Austrália (1,1%), Estados Unidos (1,4%) e Alemanha (1,5%) gastaram menos do que o Brasil. Todos os outros 31 gastaram mais.

“[O Brasil é o] Único país [onde] não existe voto impresso”
Cabo Daciolo (Patriota)
FALSO
 Em 2015, a Idea International, instituto que pesquisa questões sobre democracia e eleição ao redor do mundo, mostrou que 25 países além do Brasil já utilizavam o sistema de voto eletrônico em substituição ao voto impresso —entre eles, Suíça, Austrália, Canadá, Índia, México, Peru, entre outros. De acordo com o TSE, 30 países acompanharam a eleição de 2016 no Brasil, com a intenção de conhecer o sistema utilizado no país. 

“[O Brasil tem ] 7.300 obras paradas”
Ciro Gomes (PDT)
CONTRADITÓRIO
 Durante o debate, Ciro usou dois dados para falar sobre as obras paradas no Brasil —ambos exagerados. Em um primeiro momento, afirmou que eram 5.507. No terceiro bloco do programa, falou em 7.300 empreendimentos interrompidos. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em julho de 2018, o país tinha 2.796 obras paradas —447 delas de saneamento básico.

“Vou tributar dividendo”
Geraldo Alckmin (PSDB)
CONTRADITÓRIO
 Ao falar sobre a necessidade de uma reforma tributária, Alckmin prometeu taxar os lucros de empresas. Mas, em sua primeira fala no debate, o candidato anunciou que suas primeiras medidas, caso eleito, seriam “pelo lado fiscal, sem aumentar impostos”.

“[São] 6 milhões de família sem casa”
Guilherme Boulos (PSOL)
INSUSTENTÁVEL
 A Fundação João Pinheiro (FJP), referência sobre moradia no Brasil, afirma que não elabora “estudos ou estimativas sobre o número de pessoas sem casa”. De acordo com a FJP, os 6,35 milhões a que Boulos se refere dizem respeito ao déficit habitacional no país em 2015. Mas, segundo a metodologia da fundação, déficit habitacional não é sinônimo de “famílias sem casa” —como sugeriu Boulos. Em 2017, estudo da Fundação Getúlio Vargas estimou que o déficit habitacional no Brasil chegaria a 7,7 milhões de domicílios.

“[O Brasil recebeu] Menos de 100 mil [venezuelanos]. A Colômbia recebeu 700 mil”
Henrique Meirelles (MDB)
FALSO
 Na verdade, segundo dados do governo federal, o Brasil recebeu mais do que 100 mil venezuelanos: foram 127.778 pessoas cruzando a fronteira dos dois países em 2017 e 2018. A Colômbia recebeu, em sua contagem mais recente, 870 mil.

“No referendo de 2005, [o Brasil] foi desarmado”
Jair Bolsonaro (PSL)
FALSO
 O referendo de 2005 não “desarmou” o Brasil. O plebiscito realizado naquele ano questionou os eleitores sobre o comércio de armas e munições, e não sobre o porte ou a posse de armas. A maioria da população decidiu que o comércio deveria ser mantido. Tanto o Brasil não foi desarmado que, desde 2004, mais de 800 mil armas foram vendidas legalmente no país, segundo o Exército, e mais de 220 mil novos registros de arma de fogo foram concedidos a cidadãos comuns para defesa pessoal. Atualmente, é possível comprar até seis armas, desde que dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação.

“14% [dos estudantes que saem do 9º ano] não sabem fazer operações simples de matemática”
Marina Silva (Rede)
FALSO
 De acordo com um levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação, a partir da Prova Brasil de 2015, na verdade, 14% é o total dos alunos do 9º ano que sabem fazer operações matemáticas —exatamente o contrário do afirmado por Marina. Dos 2.097.630 alunos, apenas 291.218 demonstraram o aprendizado adequado. Segundo a ONG, estão nesse percentual os que conseguiram tirar, no mínimo, 300 na disciplina.
 

Contraditório A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte. 
Insustentável Não há dados públicos que comprovem a informação. 
Falso A informação está comprovadamente incorreta.

Chico Marés, Clara Becker , Cris Tardáguila , Leandro Resende , Natália Leal , Nathália Afonso e Pauline Mendel
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.