Descrição de chapéu Eleições 2018

Adversários locais do PT usam Lula na TV no Nordeste

Rivais do PT, Eunício (MDB), Collor (PTC) e Roseana Sarney mostram elogiam ex-presidente

João Pedro Pitombo
Salvador

Inelegível e preso em Curitiba, Lula é onipresente nas campanhas no Nordeste. Com 59% das intenções de voto na região, segundo pesquisa Datafolha, ele é usado e citado não apenas por petistas. Políticos do MDB, PTB, PSB, PSD e PSOL tentam colar suas imagens à do ex-presidente.

De pelo menos 11 candidatos de outros partidos que citaram Lula, só 5 são aliados do PT em seus estados. Outros seis estão em chapas adversárias, mas ainda assim relacionaram suas trajetórias ao petista.

O Maranhão foi o estado em que mais candidatos fizeram referências a Lula. Foram quatro ao todo, nenhum deles apoiados pelo PT local.

Em campanha para voltar ao governo, Roseana Sarney (MDB) é apresentada em uma foto ao lado do ex-presidente. O locutor lembra que ela foi líder do governo no Congresso durante a gestão de Lula.

Candidato ao Senado na mesma chapa, Edison Lobão (MDB) lembrou que foi ministro nos governos Lula e Dilma Rousseff. Roseana e Lobão estão numa chapa oposta ao PT, que apoia a reeleição do governador Flávio Dino (PC do B).

No estado, os candidatos do PSOL ao governo e ao Senado, Ovídio Neto e Saulo Pinto, gastaram parte dos seus escassos dez segundos de televisão para gritar "Lula Livre" no horário eleitoral.

 
Roseana Sarney mostra foto ao lado de Lula na propaganda
Roseana Sarney mostra foto ao lado de Lula na propaganda - Reprodução

Em Pernambuco, estado natal do ex-presidente, os dois principais candidatos ao governo fizeram referências a Lula. Depois de apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial de 2014 e apoiar o impeachment de Dilma em 2016, o governador Paulo Câmara (PSB) apresenta-se como o candidato de Lula.

Após seis anos rompidos em Pernambuco, PSB e PT aliaram-se na eleição deste ano. Com a decisão, os petistas abdicaram da competitiva candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo do estado.

"É uma grande honra ter o apoio de um presidente que fez tanto por Pernambuco. Eu e Lula estamos juntos para defender nossas conquistas, para levar esperança e lutar por um futuro ainda melhor", afirma o governador na TV.

Principal oponente do governador, o senador Armando Monteiro (PTB) não cita Lula diretamente, mas aparece em uma foto ao lado do ex-presidente petista ao mostrar a sua trajetória na política. Monteiro ainda adotou uma estrela vermelha semelhante à usada pelo PT como o seu símbolo de campanha.

A única diferença é que a estrela contém o número 14, do PTB, em vez do 13. O jingle de sua campanha cita Pernambuco como "a terra de Lula".

Em Sergipe, o programa eleitoral do candidato a governador Belivaldo Chagas (PSD) mostrou fotos do candidato ao lado de Lula e ainda veiculou uma mensagem de Fernando Haddad, que deve substituir Lula na chapa presidencial do PT, pedindo votos para o candidato do PSD.

Belivaldo, cujo partido nacionalmente apoia Geraldo Alckmin, firmou aliança com o PT em Sergipe. A chapa tem como candidata a vice-governadora Eliane Aquino (PT).

Lula ainda aparece em uma foto no programa do ex-governador Jackson Barreto (MDB), candidato ao Senado na chapa de Belivaldo. Mesmo filiado ao MDB, ele afirma na sua propaganda que o governo Michel Temer (MDB) é o pior que o Brasil já teve em décadas.

Até mesmo o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC), que derrotou Lula na eleição presidencial de 1989, citou o petista em seu programa. Collor é candidato ao governo Alagoas. No estado, o PT apoia Renan Filho (MDB).

Collor (PTC) mostra imagem e cita Lula em propaganda
Collor (PTC) mostra imagem e cita Lula em propaganda - Reprodução

Ao citar a trajetória de Collor, a propaganda diz que "junto com Lula" o hoje senador conseguiu retomar obras como o Canal do Sertão e duplicação da BR-101 em Alagoas.

Já o senador Eunício Oliveira (MDB) —que votou pelo impeachment de Dilma— abriu seu programa exibindo foto sua ao lado do ex-presidente. Na campanha, ele tem apresentando-se como "o senador de Lula".

Eunício Oliveira elogiou Lula em sua propaganda
Eunício Oliveira elogiou Lula em sua propaganda - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.