Descrição de chapéu Eleições 2018

Advogados de Lula atuam em três frentes no STF; entenda quais são

Objetivo é reforçar que o processo contra o ex-presidente é ilegítimo e liberar sua candidatura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram um recurso e dois pedidos de liminar ao STF (Supremo Tribunal Federal) entre esta terça (4) e esta quarta (5). As três frentes têm como objetivo liberar a candidatura do petista, mas por caminhos diferentes. Entenda:

1) Na noite de terça, os advogados que atuam na área criminal protocolaram no Supremo um pedido de liminar para suspender a inelegibilidade de Lula até que a corte julgue o recurso extraordinário interposto em abril contra a condenação criminal na Lava Jato. O relator desse pedido é o ministro Edson Fachin; 

2) Também na noite de terça, os advogados que atuam na esfera eleitoral apresentaram um recurso extraordinário para contestar a decisão do TSE que, no sábado (1º), barrou a candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa. Esse recurso é direcionado ao Supremo, mas deve ser apresentado ao próprio TSE. A presidente da corte eleitoral, ministra Rosa Weber, fará um juízo de admissibilidade antes de remetê-lo ao STF;

3) Nesta quarta, os advogados da área eleitoral fizeram o segundo pedido de liminar ao STF, desta vez para que se suspenda a decisão do TSE até o julgamento do recurso extraordinário que a contesta. O pedido foi distribuído para o ministro Celso de Mello.

Em linhas gerais, as três frentes de atuação da defesa têm como base o entendimento do Comitê de Direitos Humanos da ONU de que Lula não deve ser impedido de disputar eleições até que a Justiça brasileira julgue todos os recursos contra sua condenação criminal na Lava Jato.

Lula está preso em Curitiba desde abril, depois de ter sido condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Ele nega os crimes e diz ser perseguido. No TSE, os ministros decidiram, por 6 a 1, que ele está inelegível e que a decisão do comitê da ONU não precisa ser obrigatoriamente acatada pela Justiça brasileira. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.