Ao contrário do que diz corrente viral, música pró-Bolsonaro não é de artistas cubanos

Canção é de autoria de venezuelano que mora no Brasil, e não há evidências de que esteja tocando nos EUA

São Paulo

Uma canção intitulada "O Mito chegou" que, segundo corrente viral que circula em redes sociais, teria sido gravada por artistas cubanos em apoio ao candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, na verdade, foi criada por um venezuelano que mora no Brasil.

Texto da corrente viral também afirma que a música seria "um sucesso" na Flórida, nos Estados Unidos. O projeto Comprova, coalizão de 24 organizações de mídia brasileiras, dentre elas a Folha, que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018, entretanto, não encontrou registros de que a música esteja sendo tocada nas rádios locais.

A composição é de autoria do venezuelano El Veneco, que mora no Brasil e tem um canal no YouTube com 9 mil seguidores. O Comprova confirmou com El Veneco a autoria da canção. Ele administra uma conta no WhatsApp em que divulga suas produções. O artista, entretanto, não respondeu a outros questionamentos do Comprova.

Jair Bolsonaro (PSL) durante carreta nas cidades de Ceilândia e de Taguatinga, região metropolitana de Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

O canal no YouTube de El Veneco tem publicações regulares desde 2015, com manifestações de apoio e outras canções pró-Bolsonaro desde novembro de 2016. O vídeo da canção que viralizou neste ano, "O Mito Chegou", entretanto, foi publicada por El Veneco em outubro de 2017.

Na mesma data da publicação original, o autor também divulgou um vídeo de bastidor da produção, realizada em parceria com seu filho, que se apresenta como V-Hero.

O vídeo da música, em ritmo reggaeton, estilo caribenho que mescla diversos gêneros como rap, reggae, salsa e pop, contabilizava, até a publicação deste texto, mais de 43 mil visualizações.

A letra, em português, tem trechos como: "O mito chegou, o Brasil acordou. Esperança de verdade, olhar de criança". Além de dizer o nome de Bolsonaro, o cantor aparece no vídeo usando uma camisa com o rosto do candidato do PSL.

Em um vídeo divulgado no último dia 30 de agosto, El Veneco diz que compôs "O Mito Chegou" em 2017, mas não registrou o título (o que impediria a livre reprodução em rádios da Flórida devido aos direitos autorais).

Não há registros de "O Mito Chegou" ou de canções do artista El Veneco no aplicativo de músicas Spotify. Também não há registro da música entre as 50 composições latinas nas listas semanais da Billboard, publicação americana especializada em música.

No Twitter, a publicação com o conteúdo do viral com maior engajamento data do último dia 3 de setembro. No Facebook, uma das publicações, datada do dia 1º de setembro, tinha 1,2 mil comentários e 14 mil compartilhamentos até a publicação deste texto.

A sugestão de verificação da corrente viral foi enviada ao WhatsApp do Comprova.

O conteúdo da peça foi anteriormente checado pelo site Boatos.org.

CORRENTE VIRAL VERIFICADA PELO COMPROVA: Na Flórida esse som ta bombando nas rádios. Dizem que o pessoal pede "bita o MITO" aí!!!! Kkkkkk essa acho que nem o Bolsonaro esperava!!! Escute só a Música Pró Bolsonaro, que já circula em todo o Planeta... gravada por artistas “cubanos” nos Estados Unidos, está invadindo as rádios do mundo!


MANUAL PARA NÃO PROPAGAR FAKE NEWS

Busque a fonte original;

Faça uma busca na internet: muitos casos já foram desmentidos;

Verifique a data: a suposta novidade pode ser antiga;

Leia a notícia inteira;

Cheque o histórico de quem publicou;

Se a notícia não tem fonte, não repasse.

Participaram também da apuração deste texto os veículos GaúchaZH e NSC, que integram o Comprova, projeto que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018. É possível sugerir checagens pelo WhatsApp da iniciativa, no número (11) 97795-0022.  

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.