Descrição de chapéu Eleições 2018 DeltaFolha

Bolsonaro e Alckmin ampliam ataque a PT

Ferramenta da Folha monitora prioridades das campanhas dos candidatos em vídeos na internet e TV e em redes sociais

São Paulo

A subida de Fernando Haddad (PT) nas últimas pesquisas de intenção de voto trouxe de carona para o petista ataques vindos dos concorrentes Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Crítica ao PT e a outros membros da esquerda foi o tópico mais presente nos vídeos postados pela campanha de Bolsonaro nos últimos sete dias. 

Para Alckmin, esse ataque explícito ao concorrente foi o terceiro assunto mais recorrente, mostra o GPS Eleitoral, sistema da Folha de monitoramento das campanhas.

Na semana anterior, crítica a Haddad e à esquerda não estavam entre os cinco primeiros tópicos de Bolsonaro e Alckmin.

Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) durante o debate com presidenciáveis na RedeTV! - Nelson Almeida/AFP

O período mais recente considerado pela ferramenta coincide com a pesquisa Datafolha do último dia 14, quando Haddad havia crescido de 9% para 13% em quatro dias.

O período analisado nesta atualização do GPS Eleitoral avaliou os vídeos publicados pelas campanhas no YouTube entre os dias 12 e 18.

Bolsonaro, por exemplo, mencionou a crise econômica e social que vive a Venezuela, num "regime apoiado pelo PT, pelo PC do B, pelo PSOL".

Já Alckmin tenta se colocar como opção ao que chama de "tons de vermelho" e ao "populismo" de Bolsonaro.

Haddad, por sua vez, segue enaltecendo o governo Lula e atacando Michel Temer.

O candidato Ciro Gomes (PDT) enfatizou sua ligação, como ministro do governo Lula, à transposição do rio São Francisco.

Marina Silva (Rede) priorizou sua trajetória pessoal ("mulher negra de origem pobre", disse a narradora de seu programa eleitoral).

O GPS eleitoral fez a transcrição das 4 horas e 40 minutos de vídeos postados no YouTube e dos programas eleitorais na TV dos candidatos mais bem posicionados na pesquisa Datafolha do dia 14.

Um modelo estatístico mostrou os assuntos mais citados, considerando também as postagens nas redes sociais dos candidatos. Foram analisadas 38.895 palavras no total.

Bolsonaro e Haddad foram os que mais postaram vídeos, o que faz com que o peso dos temas fique mais diluído do que os que postaram menos.

Fábio Takahashi, Marina Merlo , Leonardo Diegues e Guilherme Garcia

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