Câmara tem 35% e Monteiro está com 31% em PE, segundo Datafolha

Candidatos estão tecnicamente empatados e polarizam a disputa estadual

Curitiba

A pouco mais de duas semanas para as eleições, a disputa pelo governo de Pernambuco se acirrou: nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19) mostra um empate técnico entre Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB). 

Atual governador e candidato à reeleição, Câmara tem 35% das intenções de voto. Monteiro, por sua vez, cresceu seis pontos percentuais desde o último levantamento, e está com 31%. 

Pela margem de erro, que é de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.


O pessebista oscilou de 34% para 35% desde o último Datafolha, feito no início de setembro. Já Monteiro tinha 25% na época, e reduziu a vantagem do adversário de nove para quatro pontos.

Os dois polarizam a disputa ao governo: os demais candidatos não ultrapassam 3% das intenções de voto. Seis por cento dos eleitores estão indecisos, e 19% declaram voto branco ou nulo.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que é candidato à reeleição
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que é candidato à reeleição - Pedro Ladeira - 22.set.2016/Folhapress

Julio Lossio (Rede) tem 3% das intenções de voto; Mauricio Rands (PROS) e Ana Patricia Alves (PCO) aparecem com 2%; e Simone Fontana (PSTU) e Dani Portela (PSOL), com 1%.

Na simulação de um eventual segundo turno, também há empate técnico –mas Câmara aparece igualmente à frente de Armando, com 42% contra 39% das intenções de voto.

Na disputa ao Senado, Jarbas (MDB), Mendonça Filho (DEM) e Humberto Costa (PT) encabeçam as preferências do eleitor, com 36%, 31% e 30% das intenções de voto, respectivamente.

No limite da margem de erro, os três também estão tecnicamente empatados.

Em seguida, aparecem Bruno Araújo (PSDB), com 12%; Sílvio Costa (Avante), com 11%; Pastor Jairinho (Rede), com 6%; Adriana Rocha (Rede), com 3%; Hélio Cabral (PSTU) e Lidia Brunes (PROS), com 2%; e Eugênia (PSOL), Alex Rola (PCO) e Albanise Pires (PSOL), com 1%.
 

Contratada pela TV Globo e pela Folha, a pesquisa ouviu 1.232 eleitores em 50 cidades de Pernambuco, entre os dias 18 e 19 de setembro.

O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PE 09351/2018.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.