Datafolha aponta que 43% consideram de 'muita importância' o candidato a vice

E 29% dos entrevistados disseram que não dão nenhuma importância para a questão

General Mourão, o vice do Bolsonaro, participa de debate no Secovi-SP
General Mourão, o vice do Bolsonaro, participa de debate no Secovi-SP - Danilo Verpa - 17.set.18/Folhapress
São Paulo

Pesquisa do Datafolha aponta que 43% dos eleitores entrevistados consideram de "muita importância" o candidato a vice na eleição presidencial.

Em levantamento feito entre a terça (19) e a quarta-feira (20), 29% dos entrevistados disseram que não há nenhuma importância no nome a vice no pleito presidencial, e 25% consideram a questão com "um pouco de importância". E 3% não souberam responder.

Os vices ganharam um peso maior na eleição deste ano por dois fatores. Primeiro, o PT inicialmente escolheu Fernando Haddad para essa função em sua chapa, antes de o ex-presidente Lula ter o registro de sua candidatura avaliado na Justiça Eleitoral. Com Lula preso em Curitiba, Haddad atuou em agendas de campanha em nome do ex-presidente. No último dia 11, Haddad foi colocado pelo partido como cabeça da chapa.

Outro vice ganhou importância na corrida eleitoral: Hamilton Mourão (PRTB), general da reserva, passou a ser um representante de Jair Bolsonaro (PSL) em atividades da campanha, já que o presidenciável está hospitalizado desde que foi esfaqueado, há duas semanas.

Além disso, o PT costuma ser criticado na campanha por ter escolhido para vice em 2014 Michel Temer (MDB), que assumiu a Presidência com o impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

O nome do vice de seu candidato à Presidência têm muita importância?

Muita importância - 43%
Um pouco de importância - 25%
Nenhuma importância - 29%
Não sabe - 3%

Fonte: pesquisa Datafolha feita com 8.601 eleitores entre os dias 18 e 19 de setembro. Registro na Justiça Eleitoral:  BR-06919/2018

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.