Descrição de chapéu Eleições 2018

Delegado aposentado substitui Collor e será candidato ao governo de Alagoas

Ex-superintendente da PF ficou famoso por comandar as investigações da Operação Taturana

João Pedro Pitombo
Salvador

O delegado federal aposentado José Pinto de Luna (Pros) foi anunciado como o novo candidato ao governo de Alagoas pelo grupo de oposição ao governador Renan Filho (MDB). 

Pinto de Luna substitui o ex-presidente Fernando Collor de Melo (PTC), que na última sexta-feira (14) anunciou sua desistência na disputa pelo governo de Alagoas alegando falta de apoio dos partidos aliados. 

O delegado federal aposentado José Pinto de Luna (Pros) durante na CPI dos Bingos, em Brasília
O delegado federal aposentado José Pinto de Luna (Pros) durante na CPI dos Bingos, em Brasília - Sérgio Lima - 24.jan.2006/Folhapress

O registro de candidatura já foi encaminhado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o nome de João VI (PSDB) como candidato a vice-governador. Os candidatos vão encabeçar uma chapa de sete partidos, incluindo PSDB, DEM e PSB. 

Ex-superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Pinto de Luna notabilizou-se por comandar as investigações da Operação Taturana, que apurou suspeitas de peculato de deputados da Assembleia Legislativa. 

A operação resultou em condenações por improbidade administrativa dos atualmente deputados federais Arthur Lira (PP), Paulão (PT) e Cícero Almeida (PHS).

Ele foi filiado ao PT e disputou as eleições de 2010 e 2014, respectivamente, para deputado federal e deputado estadual – não obteve sucesso nas disputas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.