Descrição de chapéu Eleições 2018

Depois de SP, Match Eleitoral é ampliado para Minas e Rio de Janeiro

Ferramenta que ajuda a achar candidatos já registra mais de 380 mil questionários respondidos

São Paulo

Depois de ajudar na escolha dos candidatos para deputado federal e senadores por São Paulo, agora o Match Eleitoral também está disponível para os eleitores de Minas Gerais e do Rio de Janeiro buscarem seu deputado.

A ferramenta, inspirada em aplicativos de paquera, foi lançada no fim de agosto pela Folha e pelo Datafolha. Desde então, o Match Eleitoral já registra mais de 380 mil questionários respondidos pelos leitores.

O “match” entre eleitor e candidato se dá por meio de um questionário de múltipla escolha sobre posicionamentos políticos, econômicos e sociais. São 20 perguntas objetivas, cada uma com um peso, numa escala de concordância ou discordância parcial ou total. 

As mesmas questões foram respondidas pelos candidatos e então compiladas pelo Datafolha (confira aqui a metodologia completa e a política de privacidade). 

Ao final das 20 questões, as escolhas do eleitor são comparadas com a base de candidatos, em total sigilo. As respostas dos internautas são armazenadas, mas de forma anônima, sem identificação com quem as respondeu, para que o resultado seja compartilhado e refeito pelo internauta quantas vezes ele quiser. 

Caso deseje, o usuário poderá acessar, na íntegra, as respostas dos candidatos, seja na ferramenta, seja na lista completa de fichas, que a Folha também já disponibiliza com dados de todo o país.

Ilustração de Fido Nesti para a ferramenta Match Eleitoral, da Folha
Ilustração de Fido Nesti para a ferramenta Match Eleitoral, da Folha - Fido Nesti

CANDIDATOS QUE RESPONDERAM

Até esta terça, 1.061 dos 1.648 dos candidatos a deputado federal por São Paulo haviam respondido ao questionário. Em Minas, eram 408 de 933 candidatos, e no Rio, 355 de 1.153.

Dentre os senadores por SP, 16 de 19 responderam. O Datafolha ainda está coletando as respostas dos candidatos ao Senado para Minas e Rio. 

Os candidatos que ainda não responderam ao Match Eleitoral podem procurar o Datafolha pelo telefone (11) 3224-4473 e pelo email projetosdatafolha@datafolha.com.br para atualizarem seus dados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.