Eliana Pedrosa e Rollemberg empatam na disputa ao governo do DF, aponta Datafolha

Levantamento é o primeiro feito pelo Datafolha após início do horário eleitoral

Bernardo Caram
Brasília

A segunda pesquisa Datafolha de intenção de voto para as eleições do Distrito Federal deste ano tem Eliana Pedrosa (Pros) e Rodrigo Rollemberg (PSB) tecnicamente empatados em primeiro lugar. Rogério Rosso (PSD, que também empatava na liderança no último levantamento, caiu para a terceira posição.

 

A pesquisa estimulada mostra que Eliana Pedrosa avançou de 15% há duas semanas para 18% das intenções de voto. O atual governador, Rodrigo Rollemberg, foi de 14% para 15%.

Rogério Rosso foi de 13% para 12%. Pela margem de erro, de três pontos percentuais, o limite máximo de Rosso, de 15%, alcança o limite mínimo de Pedrosa. Nesse caso, o Datafolha considera que a probabilidade é de que o candidato com maior percentual esteja de fato na frente.

Eliana Pedrosa (PROS), candidata ao governo do DF, em debate promovido pelo portal Metrópoles
Eliana Pedrosa (PROS), candidata ao governo do DF, em debate promovido pelo portal Metrópoles - Pedro Ladeira - 09.jul.18/Folhapress

Em seguida aparecem na pesquisa Alberto Fraga (DEM), com 10% (tinha 8%) e Ibaneis (MDB), com 4% (tinha 2%).

Este é o primeiro levantamento feito pelo Datafolha no Distrito Federal desde o início do horário eleitoral na TV e no rádio.

A lista segue com General Paulo Chagas (PRP), 3% (tinha 5%), Fátima Sousa (Psol), 3% (tinha 3%), Miragaya do PT, 3% (tinha 3%), e Alexandre Guerra (Novo), 3% (tinha 2%).

Renan Rosa (PCO) foi citado por entrevistados, mas não atingiu 1% (tinha 1%) e Guillen (PSTU) não foi citado (tinha 1%).

Segundo a pesquisa, 21% dos eleitores do DF pretendem votar em branco ou anular o voto. Há ainda 8% de indecisos.

No levantamento, contratado pela Folha em parceria com a TV Globo, foram ouvidos 910 eleitores entre terça (4) e esta quinta-feira (6). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número – DF 06008/2018. 

Rollemberg tem o mais alto índice de rejeição. Dos eleitores consultados, 48% declararam que não votariam no atual governador de jeito nenhum.

A lista sobre rejeição segue com Alberto Fraga, citado por 31%, Eliana Pedrosa, 25%, Miragaya do PT, 23%, e Rogério Rosso, 22%.

Se for levada em consideração a pesquisa espontânea de intenção de votos, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, também há empate técnico na liderança. Rollemberg aparece com 9% das citações, seguido por Pedrosa (8%), Fraga (6%) e Rosso (4%).

Nesse caso, 15% votariam em branco ou nulo e 47% não citaram nenhum candidato.

A pesquisa mostra que 54% dos eleitores com candidato afirmam que ainda podem mudar o voto até as eleições. Outros 45% dizem que estão totalmente decididos. Do total, 1% não soube opinar.

SENADO

Para a disputa das duas vagas de senador do DF, a pesquisa mostra três candidatos tecnicamente empatados.

Cristovam Buarque (PPS), que busca a reeleição, caiu de 27% para 21% das intenções de voto. Leila do Vôlei (PSB) foi de 19% para 22%, seguida de Izalci (PSDB), que foi de 17% para 20%.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.