Eduardo Paes cresce e se isola na disputa pelo governo do Rio, aponta Datafolha

Levantamento é o primeiro feito pelo instituto após início do horário eleitoral

Nicola Pamplona
Rio de Janeiro

O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), alcançou a liderança isolada na disputa pelo governo do Rio, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (6).

No primeiro levantamento do instituto após o início da propaganda eleitoral em rádio e TV, Paes aparece com 24% das intenções de voto, vantagem de 10 pontos percentuais sobre o senador Romário (Podemos), que tem 14%.

Na pesquisa realizada entre 20 e 21 de agosto, Paes tinha 18% e estava tecnicamente empatado com Romário, que tinha 16% das intenções de voto. A pesquisa divulgada nesta quinta foi feita entre os dias 4 e 6 de setembro, com 1.357 entrevistas em 35 municípios do Estado.

Eduardo Paes, candidato ao governo do Estado do Rio pelo DEM em entrevista para a Folha
Eduardo Paes, candidato ao governo do Estado do Rio pelo DEM em entrevista para a Folha - Raquel Cunha/Folhapress

O ex-governador Anthony Garotinho (PRP), que teve o registro de candidatura negado pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) nesta quinta, aparece na terceira colocação, com 10% das intenções - tinha 12% na pesquisa anterior.

No limite da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, está empatado com Romário.

Segundo o Datafolha, embora continue em patamar elevado, caiu de 26% para 24% o número de entrevistados com intenção de votar em branco ou nulo. Outros 6% preferiram não opinar - na pesquisa anterior, eram 7%.

Num segundo pelotão pela disputa do governo do Rio está o vereador Tarcísio Motta (​PSOL), com 7%, em empate técnico com Garotinho; o deputado Índio da Costa (PSD), com 5%; o deputado Pedro Fernandes (PDT), com 3%; e a professora Márcia Tiburi (PT), com 2%.

Dayse Oliveira (PSTU), Wilson Witzel (PSC), André Monteiro (PRTB) e Marcelo Trindade (Novo) aparecem com 1%. Luiz Eugenio (PCO) não alcançou 1%.

SENADO

Na disputa para o Senado, o ex-prefeito Cesar Maia passou de 18% para 21% das intenções de voto e abriu vantagem sobre os demais adversários.

Maia continua empatado tecnicamente com o senador Lindbergh (PT), que manteve os 18% verificados na última pesquisa, e com Flávio Bolsonaro (PSL), que perdeu um ponto percentual e ficou com 17%.

O deputado federal Chico Alencar (PSOL) caiu de 17% para 14%, mas ainda está tecnicamente empatado com os três primeiros colocados. O deputado federal Miro Teixeira (Rede) tem 12%.

Pastor Everaldo (PSC) e Arolde de Oliveira (PSD) aparecem com 6% e Cyro Garcia (PSTU) tem 5%. Mattos Nasimento (PRTB) e José Bonifácio (PDT) têm 3% e Marta Barçante (PCB), 2%.

Com 1% das intenções de voto, estão Fernando Fagundes Ribeiro (PCO), Samantha Guedes (PSTU) e Gabriele Burci (PMB).

A pesquisa foi registrada no TSE com o número RJ 06668/2018 e encomendada pela Folha e pela TV Globo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.