Em sabatina, Ciro Gomes erra ao falar sobre segurança, saúde e educação

A Lupa checou declarações do candidato do PDT na sabatina Folha, UOL e SBT na segunda (3)

São Paulo | Agência Lupa

“Todos os indicadores [de segurança pública] pioraram [com a intervenção no RJ]”
FALSO
 Dos três índices considerados estratégicos pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), dois melhoraram depois da intervenção federal na segurança pública do estado, com relação ao mesmo período de 2017. Os roubos de rua caíram de 60.675 de março a julho do ano passado para 56.497 neste ano, enquanto os roubos de veículos diminuíram de 23.991 para 21.929. O índice que teve piora foi o de mortes violentas: foram 2.910 neste ano, contra 2.705 no ano passado. Dos 45 indicadores observados pelo ISP, 30 tiveram melhora em 2018. Procurado, Ciro não respondeu.

“Só temos 3.000 pediatras licenciados no Brasil”
FALSO
 Segundo o Datasus, em julho de 2018, havia 38.882 registros ativos de médicos pediatras. Desses, 28.991 atendiam pelo SUS. Após a entrevista, Ciro usou o Twitter para se corrigir: “No total, o Brasil conta com 30 mil pediatras, o que ainda é muito pouco”. De acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil 2018, em maio deste ano, o país tinha uma taxa de 19 pediatras a cada 100 mil habitantes —acima da média dos países da OCDE, de 16 a cada 100 mil.

“Hoje, uma de cada três escolas do Ceará de nível médio é em tempo integral profissionalizante (...)” 
EXAGERADO
 O Ceará tinha, em 2017, 116 escolas de nível médio com ensino profissionalizante e que funcionavam em tempo integral. Esse número representa 17,6% das 653 escolas de nível médio do estado —ou seja, menos do que um terço. Os dados são da Sinopse Estatística da Educação Básica, do Inep. Procurado, Ciro não respondeu.

“E todos os estudantes [das escolas de nível médio em tempo integral profissionalizante no Ceará] têm um estagio remunerado pelo governo”
VERDADEIRO, MAS
 O estágio remunerado faz parte da grade curricular das escolas de ensino médio integral profissionalizante do Ceará e é custeado pelo governo cearense. Mas eles são realizados somente no terceiro ano —ou seja, os alunos do primeiro e do segundo ano não têm estágio remunerado pelo governo. 

“[O governo federal] Prometeram congelar (...) o preço do diesel (...) e aumentaram 13%”
VERDADEIRO
 Depois de um acordo com os caminhoneiros, em maio, o governo congelou o preço do óleo diesel por 60 dias —desde então, o custo médio nas refinarias era de R$ 2,0316 por litro. No final de agosto, a Petrobras anunciou um aumento de 13% —passando para R$ 2,2964 por litro. Esse é o primeiro aumento desde o congelamento.

“O FHC [...] pegou [o Brasil] com 27% [de carga tributária] e entregou com 32,5%”
VERDADEIRO
 De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas compilados pelo IBGE, a carga tributária bruta era de 26% do PIB em 1995, quando FHC assumiu a Presidência. Em 2003, quando deixou o cargo, a proporção era de 31,5%.

Verdadeiro A informação está correta. Verdadeiro, mas Está correta, mas o leitor merece mais explicações. Exagerado Está no caminho correto, mas houve exagero. Falso A informação está incorreta.

Chico Marés, Clara Becker , Nathália Afonso e Plínio Lopes
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.