Marina Silva erra sobre rivais e gestão à frente do Meio Ambiente

A Lupa checou declarações da candidata da Rede na sabatina Folha, UOL e SBT nesta terça (4)

São Paulo | Agência Lupa

“Não vejo nenhum candidato dizendo que a idade mínima [para se aposentar numa eventual reforma da Previdência] dele é essa ou aquela”

FALSO No plano de governo que registrou no TSE, João Amoêdo, candidato do Novo à Presidência, escreveu que, se eleito, vai estabelecer como “critério único de aposentadoria a idade mínima de 65 anos”. Henrique Meirelles (MDB) não tem sido específico, mas vem propondo a adoção de uma idade mínima. Alvaro Dias (Podemos) disse, na última sabatina da Folha, que ainda precisava analisar a questão. A candidata Vera Lucia (PSTU) escreveu, em seu plano de governo, que não vai “permitir nenhuma reforma da Previdência”. Procurada, Marina Silva não respondeu.

“Eu fui ministra do Meio Ambiente e consegui aprovar todas as leis que eram importantes para a minha pasta”
FALSO
 Em 2003, o governo enviou ao Congresso projeto de lei para estabelecer normas de segurança e fiscalização de atividades que envolvessem organismos geneticamente modificados e seus derivados. Essa proposta foi alterada na Câmara e no Senado e acabou sendo aprovada em 2005 —ainda na gestão de Marina no Meio Ambiente— como a Lei da Biossegurança. A própria Marina considerou esta uma de suas grandes derrotas à frente da pasta. Em sua carta de demissão, entregue em 2008, Marina elencou a falta de sustentação política para dar prosseguimento à sua agenda ambiental como o principal motivo para deixar o ministério. Procurada, Marina não respondeu.

“A maior parte dos funcionários [no Acre] são funcionários públicos”
FALSO
 Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, o Acre tem 128.137 trabalhadores formalizados. Destes, 52.051 são funcionários públicos —o que equivale a 40,6% do total, menos da metade. Procurada, Marina não respondeu.

“A educação no Acre melhorou significativamente”
VERDADEIRO
 Entre 2005 e 2017, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) cresceu na rede de ensino pública do Acre. Em dois dos três níveis de ensino avaliados, a evolução foi maior do que a média nacional. No período analisado, a nota média das escolas públicas acreanas cresceu 72,7% nos anos iniciais do ensino fundamental e 16,7% no ensino médio. No resto do país, esse crescimento foi de 52,8% e 12,9%, respectivamente. Já nos anos finais do ensino fundamental, o crescimento no período foi de 35,5%, enquanto no resto do país a melhora foi de 37,5%. 

“Eu sou contra o aborto (...). O que tenho defendido desde 2010 é que, se for para ampliar além do que já existe, que seja feito um plebiscito”
VERDADEIRO
 Em 2010, em entrevista ao programa Roda Viva, Marina disse: “Eu já respondi essa questão várias vezes: eu pessoalmente tenho uma posição contrária ao aborto e defendo que se faça um plebiscito para as propostas hoje debatidas que não são previstas em lei”.

“Houve uma exportação dessas facções criminosas, inclusive, o Acre está invadido por essas quadrilhas”
VERDADEIRO
 Três facções criminosas atuam no Acre, segundo a edição especial do Anuário de Segurança Pública 2018: PCC (de São Paulo), CV (do Rio de Janeiro) e Bonde dos 13 (local). O estado é um dos nove que têm três ou mais facções ativas, de acordo com a publicação. Desde 2015, há registro de ações violentas comandadas por organizações criminosas no Acre.

Verdadeiro A informação está comprovadamente correta.  Falso A informação está comprovadamente incorreta.

Chico Marés, Clara Becker , Leandro Resende e Plínio Lopes
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.