Descrição de chapéu Eleições 2018

Match Eleitoral agora ajuda na escolha ao Senado em SP

Ferramenta da Folha e do Datafolha é inspirada em aplicativos de paquera

São Paulo

A partir desta quinta-feira (13), o Match Eleitoral passa a oferecer também ao eleitor de São Paulo os perfis de candidatos a senador pelo estado. A ferramenta, inspirada em apps de paquera , já ajudava o eleitor a escolher seu candidato a deputado federal por São Paulo.

Lançado no fim de agosto pela Folha e pelo Datafolha, o Match Eleitoral já registra mais de 250 mil formulários preenchidos.

O “match” entre eleitor e candidato se dá por meio de um questionário de múltipla escolha sobre posicionamentos políticos, econômicos e sociais. São 20 perguntas objetivas, cada uma com um peso, numa escala de concordância ou discordância parcial ou total. 

Urnas eletrônicas no cartório da Primeira Zona Eleitoral (centro) de São Paulo
Urnas eletrônicas no cartório da Primeira Zona Eleitoral (centro) de São Paulo - Eduardo Knapp - 3.dez.2011/Folhapress

As mesmas questões foram respondidas por candidatos a deputado federal e senador por São Paulo e compiladas pelo Datafolha (confira aqui a metodologia completa e a política de privacidade).

Ao final das 20 questões, as escolhas do eleitor são comparadas com a base de candidatos, em total sigilo. As respostas dos internautas são armazenadas, mas de forma anônima, sem identificação com quem as respondeu, para que o resultado seja compartilhado e refeito pelo internauta quantas vezes ele quiser. 

Caso deseje, o usuário poderá acessar, na íntegra, as respostas dos candidatos, seja na ferramenta, seja na lista completa de fichas, que a Folha também já disponibiliza com dados de todo o país.

Até esta quinta, 1.056 dos 1.648 dos candidatos a deputado federal haviam respondido ao questionário do Match Eleitoral. Entre os postulantes de partidos que proporcionalmente mais aderiram à ferramenta estão o Novo (97,9% do total), PSD (90,9%) e Rede (90,6%). Por outro lado, nenhum dos 85 candidatos de PRTB, PMB e PCO respondeu ao questionário. 

Dentre os senadores, 15 de 19 responderam. 

Os candidatos que ainda não responderam ao Match Eleitoral podem procurar o Datafolha pelo telefone (11) 3224-4473 e pelo email projetosdatafolha@datafolha.com.br para atualizarem seus dados.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.