Descrição de chapéu Eleições 2018

Match Eleitoral já soma mais de 500 mil testes completos; ache seu candidato

Ferramenta desenvolvida pela Folha e Datafolha ajuda eleitores de SP, MG e RJ

São Paulo

Já são mais de 500 mil testes completos no Match Eleitoral, ferramenta criada pela Folha e pelo Datafolha para ajudar o eleitor a escolher seu deputado federal por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de senadores por São Paulo. 

A ferramenta, lançada em agosto, é inspirada em aplicativos de paquera. Primeiro, ajudava achar o deputado federal por São Paulo, sendo depois para senadores em São Paulo e deputados federais para Minas Gerais e Rio de Janeiro

O “match” entre eleitor e candidato se dá por meio de um questionário de múltipla escolha sobre posicionamentos políticos, econômicos e sociais. São 20 perguntas objetivas, cada uma com um peso, numa escala de concordância ou discordância parcial ou total. 

Tela da ferramenta mostra rostos dos candidatos
Ao final, eleitor confere qual candidato combina mais com ele

As mesmas questões foram respondidas pelos candidatos e então compiladas pelo Datafolha (confira aqui a metodologia completa e a política de privacidade). 

Ao final das 20 questões, as escolhas do eleitor são comparadas com a base de candidatos, em total sigilo. As respostas dos internautas são armazenadas, mas de forma anônima, sem identificação com quem as respondeu, para que o resultado seja compartilhado e refeito pelo internauta quantas vezes ele quiser. 

Caso deseje, o usuário poderá acessar, na íntegra, as respostas dos candidatos, seja na ferramenta, seja na lista completa de fichas, que a Folha também já disponibiliza com dados de todo o país.

CANDIDATOS QUE RESPONDERAM

Até agora, 1.063 dos 1.648 dos candidatos a deputado federal por São Paulo responderam ao questionário. Em Minas, eram 408 de 933 candidatos, e no Rio, 447 de 1.153.

Dentre os senadores por SP, 17 de 19 responderam. O Datafolha ainda está coletando as respostas dos candidatos ao Senado para Minas e Rio. 

Os candidatos que ainda não responderam ao Match Eleitoral podem procurar o Datafolha pelo telefone (11) 3224-4473 e pelo email projetosdatafolha@datafolha.com.br para atualizarem seus dados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.