Descrição de chapéu Eleições 2018

Mourão contradiz Bolsonaro e Guedes ao falar de venezuelanos e subsídios

Candidato a vice na chapa de Bolsonaro defende acolhimento de refugiados e mais subsídios

Guilherme Seto
São Paulo

Candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão (PRTB) apresentou posições que se chocam com as defendidas pelo presidenciável e seu principal conselheiro econômico, Paulo Guedes.

As contradições entre as opiniões dizem respeito aos refugiados venezuelanos em Roraima e sobre os subsídios para a agricultura no país.

Durante debate entre candidatos a vice-presidente realizado pela revista Veja e pelo Facebook nesta terça-feira (4), Mourão defendeu o acolhimento de refugiados venezuelanos. Bolsonaro tem falado em extinguir a lei de imigração no Brasil e já manifestou a ideia de criar um campo de refugiados em Roraima

"A Venezuela sofre grave crise humanitária", disse Mourão, criticando Hugo Chávez e Nicolas Maduro, ditadores do país. "O Brasil tradicionalmente sempre auxiliou as demais nações e não podemos virar as costas aos irmãos venezuelanos que sofrem com a fome e a falta de perspectivas", disse o general.

General Antonio Hamilton Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro
General Antonio Hamilton Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro - Marlene Bergamo/Folhapress

Mourão também afirmou que um eventual governo Bolsonaro deveria ampliar os subsídios para a agricultura. 

"A agricultura responde por 25% do PIB do Brasil. Temos que incentivar ainda mais. Eu não tenho dúvida de que no momento em que assumirmos o governo e estudarmos o tema os subsídios terão que ser mantidos e terão que expandir mais", disse.

O economista Paulo Guedes, que Bolsonaro diz que seria seu ministro da Fazenda, defende o fim dos subsídios para setores específicos.

"Se depender de mim, não pode haver subsídios para setores específicos, a não ser que muito bem fundamentados. Se falou assim: ‘faltou dinheiro no campo’. Não me parece ser o caso", disse Guedes em entrevista à Globonews.

"Aparantemente a agricultura é um negócio tão sério que ninguém pode encostar. Para mim, educação é seríssimo, para mim agricultura é seríssimo, para mim indústria é seríssimo, todo mundo é muito sério", completou.

Após o debate, Mourão manifestou-se sobre a diferença de visão que tem com Bolsonaro em relação aos refugiados venezuelanos.

"São opiniões que o candidato [Bolsonaro] externa no fragor da disputa. Mas como falei, ele será o comandante do Brasil, não o dono. Ele vai comandar. Da forma como estamos acostumados a lidar no meio militar: tem um estado-maior que vai apresentar as linhas de ação para ele, e ele terá que decidir. Muitas vezes contra a opinião pessoal dele. Ele não vai ser eleito ditador do Brasil, mas presidente", completou.

Mourão ainda comentou a nova peça de campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), que compara Bolsonaro ao ditador venezuelano Hugo Chávez e afirma que  "votar em alguém só porque é militar deu ruim na Venezuela. Vai dar ruim no Brasil".

Para o general, Brasil e Venezuela não podem ser comparados porque os militares brasileiros sempre foram "equilibrados".

"O Hugo Chávez era um militar que foi cooptado por um projeto socialista, para não dizer comunista. Nós, militares brasileiros, sempre primamos pelo equilíbrio. Se analisar nossa história verá isso aí. É diferente. Você não pode comparar Brasil e Venezuela, que são coisas distintas. Acho que se o Alckmin está fazendo uma comparação desse jeito ele está sendo muito mal assessorado", afirmou.

Perguntado pela Folha sobre a ditadura militar no Brasil e de que maneira ela seria classificada sob a ótica do "equilíbrio", Mourão refutou o uso do termo.

"Discordo de ditadura militar. Falo de período de presidentes militares. Chamar de ditadura é ser desonesto intelectualmente. Porque as mesmas pessoas que chamam o período de ditadura chamam o regime de Cuba de presidente. Houve sempre o equilíbrio entre os nossos. Protegemos nossas fronteiras, impedimos que o Brasil se dilacerasse durante o período imperial quando aconteceram todas aquelas revoltas, enfrentamos o nazi-fascismo e o comunismo e ao longo dos últimos 30 anos as Forças Armadas se mantiveram atentas exclusivamente à sua missão, sem interferência na vida política", afirmou.

Mourão disse que "houve tortura", mas de ambos os lados, e que em um período de "guerra" "os melhores valores se acabam quando os homens entram em conflito". 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.