Descrição de chapéu Eleições 2018

Mulheres convocam atos pelo país contra Bolsonaro

Protestos estão previstos para este sábado (29)

São Paulo

Após repercutir em redes sociais, a campanha #EleNão, movimento de mulheres contra Jair Bolsonaro (PSL), está sendo organizada em atos públicos pelo país neste sábado (29).

Em São Paulo, a concentração do movimento organizado por mulheres acontecerá no largo da Batata a partir das 15h. No Rio de Janeiro, a movimentação será na Cinelândia a partir das 15h; em Belo Horizonte sairá da praça Sete de Setembro às 12h.

Um evento no Facebook criado pelo coletivo Juntas organiza atos em 30 cidades pelo país. Na rede social, o maior, em São Paulo, tem 80 mil internautas confirmados e 233 mil interessados. 

O mesmo coletivo também organiza, simultaneamente, marchas em pelos menos 18 países. Há eventos programados, por exemplo, em Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina), Paris (França), Londres (Inglaterra), Lisboa (Portugal), Nova York (EUA) e Washington (EUA). 
 

Jair Bolsonaro (PSL) durante campanha de rua em Esteio, no Rio Grande do Sul, no dia 29.ago.2018 - Diego Vara/Reuters

Na esteira da manifestação de mulheres, outros grupos organizam, também em redes sociais, atos contra o presidenciável do PSL.

Um evento no Facebook, por exemplo, chama educadores para ato na capital paulista (4,4 mil confirmados e 28 mil interessados, até a publicação deste texto) contra o candidato —no mesmo local e horário da manifestação de mulheres. 

Outro evento no Facebook convoca, além de mulheres, negros e LGBTs para se reunirem no domingo (30) no Masp.

A campanha com a hashtag #EleNão começou na última semana e chegou a famosas como Daniela Mercury, Anitta e Letícia Sabatella.

Em resposta, internautas pró-Bolsonaro, que criaram a hashtag #EleSim, se organizam para responder comentários em redes sociais com mensagens favoráveis a Bolsonaro. 

Adeptos de Bolsonaro também divulgam, em redes sociais, atos a favor do candidato neste domingo (30). Em São Paulo, um vídeo divulgado no YouTube diz que a manifestação ocorrerá na avenida Paulista, em frente ao Masp, a partir das 14h.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.