Descrição de chapéu
Eleições 2018

Painel do Eleitor: Em debate esvaziado, propostas frustram manicure indecisa

Ex-eleitora do PT, Maria acha que o partido ficou muito tempo no poder, mas se diz arrependida do voto em Aécio em 2014

Ricardo Balthazar
São Paulo

No salão de beleza em que a manicure Maria do Socorro Rodrigues dos Santos trabalha, num bairro nobre da zona sul de São Paulo, as opiniões sobre o atentado sofrido pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) variavam entre extremos no fim de semana.

A manicure Maria do Socorro, 44, e seu filho Pedro, 25, assistem ao debate na TV Gazeta neste domingo (9) em sua casa na zona oeste de São Paulo
A manicure Maria do Socorro, 44, e seu filho Pedro, 25, assistem ao debate na TV Gazeta neste domingo (9) em sua casa na zona oeste de São Paulo - Rafael Hupsel/Folhapress

Uma cliente disse que o ataque parecia uma armação para aumentar as chances do candidato. Outra lamentou que ninguém tivesse tentado algo parecido contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A maioria achava que Bolsonaro vai ganhar a eleição.

Socorro pensa diferente. Ela não gosta do capitão, que considera autoritário e sem equilíbrio emocional para governar. Mas diz que não gostaria de viver num país onde um candidato a presidente sentisse medo de andar nas ruas porque os adversários ameaçam hostilizá-lo.

A manicure tinha apenas 20 anos quando deixou a família no Ceará e se mudou para São Paulo. Criou sozinha os dois filhos e hoje, aos 44, ganha a vida entre o salão de beleza e os bares e festas em que canta à noite.

Socorro tem amigos que cogitam votar em Bolsonaro. "O povo vota nele por revolta, não por esperança", afirma. Ela ainda não decidiu. Votou antes em Lula e Dilma Rousseff, mas acha que o PT ficou tempo demais no poder. Preferiu o tucano Aécio Neves em 2014, mas se arrependeu do voto.

No domingo (10), a manicure ligou a televisão para assistir ao terceiro debate presidencial da campanha, na TV Gazeta. Com Bolsonaro no hospital, Lula preso em Curitiba e o PT sem candidato definido, Socorro queria ver o que os outros partidos tinham a oferecer.

O primeiro que chamou sua atenção foi Guilherme Boulos (PSOL), quando atacou os banqueiros. Era uma provocação a Henrique Meirelles (MDB), que respondeu prometendo ampliar o Bolsa Família e criar 10 milhões de empregos em quatro anos.

A manicure não se comoveu com nenhum dos dois, e ficou decepcionada quando soube que Boulos lidera um movimento de sem-teto e defende invasões. "Um inveja o outro porque é rico, e o outro inveja ele porque não trabalha", afirmou.

Seu filho mais velho, Pedro, 25, riu no sofá quando Geraldo Alckmin (PSDB) rebateu as acusações que enfrenta na Justiça, e novamente quando Meirelles defendeu a fundação, sediada num paraíso fiscal do Caribe, em que guarda o dinheiro que decidiu aplicar em educação após sua morte.

Quando Ciro Gomes (PDT) afirmou considerar injusta a condenação de Lula pela Lava Jato, a manicure e seu filho sentiram-se representados. "Tem muita gente envolvida nisso e todo mundo quer salvar a própria pele", disse Socorro. "Por que só um está preso e os outros não?"

Ela também gostou quando ouviu Ciro, ex-governador do seu estado, defender investimentos em saúde. A manicure deixou de pagar o plano particular da família há um ano e agora só tem atendimento garantido na rede pública. Segundo ela, o sistema funciona melhor no Ceará.

Socorro também se preocupa com a violência. Desde que se mudou para São Paulo, foi assaltada oito vezes na volta para casa, quatro a mão armada. "Botar arma na mão de todo mundo não resolve", disse. "Como vai ser se todos puderem usar armas nas ruas?"

A manicure vive com os filhos numa casa alugada e acha que conseguiria pagar as prestações de um apartamento se conseguisse financiamento nos bancos. Mas ninguém tocou na questão habitacional durante o debate de domingo, o que a deixou decepcionada.

Socorro gosta de Marina Silva (Rede), mas acha que não tem força política para ganhar a eleição e governar. No fim da noite de domingo, continuava indecisa. "Todos falam a mesma coisa", disse. "Eu queria acreditar que eles podem fazer o que estão prometendo."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.