Descrição de chapéu Eleições 2018 DeltaFolha

PT foca 'era Lula'; Ciro e Marina, educação

Ferramenta da Folha monitora prioridades das campanhas dos candidatos em vídeos na internet, TV e redes sociais

São Paulo

Saíram de cena na campanha eleitoral a proposta de tirar milhões de pessoas do SPC (Ciro), a defesa da igualdade de gênero (Marina), ataques frontais a Bolsonaro (Alckmin) e críticas à Justiça (Lula).

Entraram com força propostas de melhoria para a educação (Ciro e Marina); a promessa de que a bonança do governo Lula voltará (PT); e mensagens de apoio a Bolsonaro, ainda que com críticas veladas ao rival (Alckmin).

Esse é o resumo das estratégias dos candidatos nos últimos sete dias, aponta o GPS Eleitoral —sistema de monitoramento das campanhas desenvolvido pela Folha.

A ferramenta acompanha tudo o que os candidatos postam em seus canais do YouTube e apresentam no horário eleitoral na TV e nas redes sociais (Facebook e Twitter).

No período analisado nesta última atualização, o agora líder nas pesquisas Jair Bolsonaro levou a facada em MG.

Ainda em recuperação, Bolsonaro diminuiu o volume de materiais divulgados. No YouTube, seu principal vídeo foi uma conversa de 1h32 entre dois apoiadores.

O período também abrange a troca na candidatura do PT —o ex-presidente Lula, que liderava as pesquisas, deu lugar para o então candidato a vice, Fernando Haddad.

Ciro e Marina seguiram enfatizando propostas, mas de temas diferentes do que na semana anterior. O foco deles virou melhoria na educação.

No fim do mês passado, houve divulgação de dados nacionais sobre a área, que mostraram panorama negativo.

Alckmin repetiu críticas ao discurso de ódio, num ataque indireto a Bolsonaro, mas sem citá-lo nominalmente (ataques frontais ao rival haviam sido o terceiro assunto mais presente do tucano na semana anterior e ficou fora dos cinco principais agora).

O GPS eleitoral fez a transcrição das cinco horas de vídeo postadas no YouTube e dos programas eleitorais dos candidatos mais bem posicionados na pesquisa Datafolha.

O material, junto com o que foi postado nas redes sociais pelos candidatos, foi analisado por modelo estatístico, que indicou temas mais citados por candidato. Foram analisadas mais de 20 mil palavras.

Fábio Takahashi, Marina Merlo , Leonardo Diegues e Guilherme Garcia

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