Descrição de chapéu Eleições 2018 DeltaFolha

Segurança domina discursos em São Paulo, segundo levantamento

Tema foi um dos mais presentes nos programas de TV dos principais candidatos ao governo

São Paulo

Márcio França (PSB) ataca João Doria (PSDB), que também leva petardos de Luiz Marinho (PT). Paulo Skaf (MDB) se abraça ao Sesi. E todos lamentam e prometem melhorar a segurança pública.

O GPS Eleitoral (sistema de monitoramento das campanhas desenvolvido pela Folha) analisou o que os candidatos a governo de SP divulgaram no programa de TV, redes sociais e planos de governo, desde o início da disputa.

A segurança foi o único tema que entrou entre os principais tópicos das campanhas de TV dos quatro primeiros candidatos pelo Datafolha.

Foi o assunto mais presente na campanha de Doria e o segundo de Skaf.

Ambos defendem linha dura para diminuir os crimes. O tucano promete expandir força policial semelhante à da Rota. E o emedebista diz que, se eleito, tentará aprovação de leis federais que endureceriam o cumprimento de penas.

Márcio França valorizou a inteligência policial. Luiz Marinho, a necessidade de melhorar as condições de vida dos jovens, para que não fiquem “à mercê do crime”.

A necessidade de melhoria na segurança aparece com intensidade nesta campanha apesar de o estado ter a menor taxa de homicídios do país.

Mesmo Doria, cujo partido governou o estado por 24 anos, e França, atual governador, dizem ser necessário melhorar.

Saúde também apareceu como um dos principais destaques de quatro candidatos —só para Marinho o assunto não figurou entre os mais citados.

Nas redes sociais, a campanha de França atacou Doria, criticando o tucano especialmente por ele ter deixado a prefeitura paulistana.

Para se chegar a essas conclusões, o GPS Eleitoral utilizou modelo estatístico que analisa conjunto de textos e indica os temas mais citados por cada candidato. 

Foram consideradas as 70,3 mil palavras provenientes dos 1.400 posts dos candidatos no Facebook e Twitter; 1h34 de vídeos dos programas eleitorais na TV, que foram transcritos; e os quatro planos de governo registrados no TSE.

Fábio Takahashi, Marina Merlo , Leonardo Diegues e Guilherme Garcia

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.