Márcio França (PSB) ataca João Doria (PSDB), que também leva petardos de Luiz Marinho (PT). Paulo Skaf (MDB) se abraça ao Sesi. E todos lamentam e prometem melhorar a segurança pública.
O GPS Eleitoral (sistema de monitoramento das campanhas desenvolvido pela Folha) analisou o que os candidatos a governo de SP divulgaram no programa de TV, redes sociais e planos de governo, desde o início da disputa.
A segurança foi o único tema que entrou entre os principais tópicos das campanhas de TV dos quatro primeiros candidatos pelo Datafolha.
Foi o assunto mais presente na campanha de Doria e o segundo de Skaf.
Ambos defendem linha dura para diminuir os crimes. O tucano promete expandir força policial semelhante à da Rota. E o emedebista diz que, se eleito, tentará aprovação de leis federais que endureceriam o cumprimento de penas.
Márcio França valorizou a inteligência policial. Luiz Marinho, a necessidade de melhorar as condições de vida dos jovens, para que não fiquem “à mercê do crime”.
A necessidade de melhoria na segurança aparece com intensidade nesta campanha apesar de o estado ter a menor taxa de homicídios do país.
Mesmo Doria, cujo partido governou o estado por 24 anos, e França, atual governador, dizem ser necessário melhorar.
Saúde também apareceu como um dos principais destaques de quatro candidatos —só para Marinho o assunto não figurou entre os mais citados.
Nas redes sociais, a campanha de França atacou Doria, criticando o tucano especialmente por ele ter deixado a prefeitura paulistana.
Para se chegar a essas conclusões, o GPS Eleitoral utilizou modelo estatístico que analisa conjunto de textos e indica os temas mais citados por cada candidato.
Foram consideradas as 70,3 mil palavras provenientes dos 1.400 posts dos candidatos no Facebook e Twitter; 1h34 de vídeos dos programas eleitorais na TV, que foram transcritos; e os quatro planos de governo registrados no TSE.
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