Skaf e Doria mantêm disputa acirrada em São Paulo, aponta Ibope

Pelo Senado, Suplicy lidera e há empate técnico entre quatro candidatos no 2º lugar

São Paulo

Os candidatos Paulo Skaf (MDB) e João Doria (PSDB) continuam polarizando a disputa pelo governo de São Paulo, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta (18).

O levantamento, encomendado pelo Ibope, pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, apontam que Skaf tem 24% das intenções de voto e segue tecnicamente empatado com o ex-prefeito de São Paulo, que aparece com 23%. O cenário vem se mantendo ao longo das sondagens realizadas pelo instituto.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O atual governador, Márcio França (PSB), que tenta a reeleição, vem em terceiro com 9% das intenções de voto – um ponto percentual acima do levantamento anterior. Ele também está tecnicamente empatado com o quarto colocado, Luiz Marinho (PT), que alcançou 8% no atual levantamento – tinha 5% na sondagem anterior.

Brancos e nulos somam 17%, enquanto 11% não souberam ou preferiram não responder.

A disputa entre Skaf e Doria continuaria apertada em um eventual segundo turno. No cenário projetado pelo Ibope, o emedebista tem 38% das intenções de voto, contra 34% do tucano, mantendo o empate técnico.

Brancos e nulos somam 22%, enquanto 6% preferem não responder ou não sabem.

No quesito rejeição, Doria é rejeitado por 32% dos eleitores, seguido por Skaf (20%), Marinho (19%) e Major Costa e Silva (14%). A lista continua com Toninho (13%), França e Lisete (11% cada), Rodrigo Tavares e Rogério Chequer (10% cada), Candido (9%) e Professor Claudio (8%). Dos entrevistados, 22% não sabiam dizer ou não responderam e 6% disseram que poderiam votar em qualquer um.

Na corrida pelo Senado, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT) lidera com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar há empate técnico dentro da margem de erro entre Mário Covas Neto (Podemos), com 14%, Major Olímpio (PSL), com 12%, Mara Gabrilli (PSDB), com 10%, e Maurren Maggi (PSB), com 9%.

A pesquisa foi realizada nos dias 16, 17 e 18 de setembro e ouviu 1.512 eleitores em 78 municípios paulistas. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-01925/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01526/2018.

Intenção de voto para o governo de São Paulo (Ibope 19.set)

Paulo Skaf (MDB): 24%
João Doria (PSDB): 23%
Márcio França (PSB): 9%
Luiz Marinho (PT): 8%
Major Costa e Silva (DC): 2%
Professora Lisete (PSOL): 2%
Marcelo Candido (PDT): 1%
Professor Claudio Fernando (PMN): 1%
Rodrigo Tavares (PRTB):1%
Toninho Ferreira (PSTU): 1%
Rogério Chequer (Novo): 1%
Brancos e nulos: 17%
Não sabem/não quiseram responder: 11%

Intenção de voto para o Senado em São Paulo (Ibope 19.set.)

Eduardo Suplicy (PT): 29%
Mário Covas Neto (Podemos): 14%
Major Olímpio (PSL): 12%
Mara Gabrilli (PSDB): 10%
Maurren Maggi (PSB): 9%
Trípoli (PSDB): 7%
Cidinha (MDB): 6%
Brancos e nulos: 28%
Não sabem/não quiseram responder: 43%
Demais candidatos atingiram no máximo 3%

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.