Descrição de chapéu Eleições 2018

Sumiços arranham imagem de Guedes, dizem investidores

Guru econômico de Bolsonaro cancelou participação em debate com empresários em São Paulo

O economista Paulo Guedes e o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) participam de almoço com empresários no Rio de Janeiro
O economista Paulo Guedes e o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) participam de almoço com empresários no Rio de Janeiro - Sergio Moraes - 06.ago.2018/Reuters
São Paulo

Representantes da Amcham (Câmara Americana de Comércio) falaram com Paulo Guedes, guru econômico de Jair Bolsonaro (PSL), mais de uma vez na quinta-feira (20) para se certificar de sua presença em debate na manhã desta sexta-feira (21), em São Paulo.

Guedes cancelou a participação menos de uma hora antes do evento. Mais de 300 pessoas haviam confirmado presença. Diante do aval do economista, todo o auditório foi preparado para recebê-lo. A instituição destacou um motorista para pegar Guedes no aeroporto, mas ele perdeu viagem.

A Amcham é uma entidade que reúne cinco mil empresas associadas, sendo 85% delas de origem nacional. Seu conselho de administração conta com 38 presidentes de grandes empresas, como Citi, Pepsico, Boeing, Cargill, Walmart, entre outras. Os debates e eventos organizados pela Câmara têm ampla repercussão há décadas.

Mesas em plateia e palco de evento na Câmara Americana de Comércio em São Paulo
Auditório da Amcham em São Paulo preparado para receber o economista Paulo Guedes, que cancelou participação - Guilherme Seto/Folhapress

Desde a semana passada, quando vieram à tona informações de que teria sido beneficiário de uma fraude e de que sugeriu a recriação da CPMF, Guedes tem cancelado compromissos em série.

Além do debate, o economista deixou de ir a outros três eventos importantes: uma entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura; uma reunião com clientes do banco de investimento Credit Suisse; e desmarcou palestra nesta sexta-feira na corretora XP.

O cancelamento de Guedes no último instante gerou correria na Amcham, que dividiu os contatos das pessoas para ligar a todos rapidamente e avisar que o economista não compareceria ao evento. Como a sede da instituição fica em Santo Amaro, na zona sul, em região afastada dos bairros mais centrais de São Paulo, a maior parte dos convidados já estava a caminho.

No local, aproveitando os pães de queijo e os cafés postos à mesa para receber o convidado que não apareceu, investidores e empresários mostraram irritação com a postura de Guedes.

"É absurdo [o cancelamento]. Queria ouvir as propostas econômicas dele e saber quais os fundamentos econômicos que ele tem para tirar o país dessa crise. Nessa semana ele falou da volta da CPMF, que é um imposto totalmente antieconomia. Vai contra os princípios econômicos, onera em cascata, desde o produtor até o consumidor final. Queria saber o que ele acha, fiquei muito decepcionado", diz Claude Tillier, broker autônomo.

"Por princípio, antes da eleição, acontecer isso [cancelamentos em série] é um pouco complexo. Arranhou a imagem dele. Muitas pessoas acreditam no conhecimento técnico e econômico do Paulo Guedes para poder levar o país para fora da crise. De repente é corrigido publicamente pelo Bolsonaro? Arranhou a imagem por isso também", completa Tillier, que teme que Guedes deixe nos primeiros meses um eventual governo do capitão reformado do Exército.

"Quem pegar o país vai enfrentar uma situação bem difícil. A atitude que essa pessoa tomar vai decidir um norte ou afundar de vez o Brasil", afirma Rosana Gammaro, gerente executiva do grupo Meta RH.

"O sumiço de Guedes significa, na minha visão, que ele não quer se posicionar. Ele está passando muito isso. 'Vou enfiar minha cabecinha dentro de um buraco e ninguém me vê'. Acho que por pior que seja a situação, você tem que chegar e colocar a sua posição. Seria positivo que ele aparecesse. É ruim para a campanha dele que não fale", completa, referindo-se ao desaparecimento do economista depois da revelação de sua proposta da "nova CPMF".

Sérgio Bonfá, diretor comercial de uma multinacional, também foi à Amcham para vê-lo. Bonfá diz que tem convicção nas ideias liberais de Guedes.

"Vim para ouvi-lo confirmar as ideias liberais que defende. Espero que implemente as políticas liberais que eu acredito serem as melhores para ajudar o país, como abertura econômica, ajuste econômico, redução de impostos, utilização do BNDES de forma correta, privatizações. Obviamente que temos de ter justiça social, mas não podemos ficar pagando o preço das ineficiências de uma máquina estatal gigantesca que gera grande parte da corrupção no país", diz Bonfá.

Por outro lado, ele concorda que gera "alguma frustração" a série de cancelamentos do economista

  "Temos que entender o porquê desses cancelamentos. Com certeza gera alguma apreensão. Não é apreensão em relação ao que ele pensa, mas uma frustração para entender o motivo pelo qual ele não apareceu hoje e cancelou outros eventos. Minha convicção sobre as pautas dele não mudou. A gente pode cogitar um monte de coisas, ele pode ter problemas pessoas que não quer dividir", completa Bonfá.

Sobre a proposta da CPMF, o diretor comercial diz preferir ouvi-lo se pronunciar sobre o tema.

Auditório da Amcham preparado para receber o economista Paulo Guedes
Auditório da Amcham preparado para receber o economista Paulo Guedes - Guilherme Seto/Folhapress

Funcionários da Amcham começaram a trabalhar às 5h para preparar o espaço para recebê-lo. O evento teria transmissão pela internet, por exemplo, o que exige operação técnica complexa. Os funcionários diziam que nunca haviam visto algo parecido acontecer e que consideravam a postura do economista "falta de consideração".

Guedes seria o sexto representante de presidenciável a debater na Amcham. Até o momento, membros das campanhas de Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) já marcaram presença. O economista de Bolsonaro foi protagonista do primeiro cancelamento.

O PT, de Fernando Haddad, ainda está em tratativas para definir a data de participação.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.