Veja erros e acertos de Alckmin na sabatina Folha, UOL e SBT

A Lupa checou algumas frases do tucano durante o evento

“Ciro sempre [foi] aliado do PT”
FALSO
 Ciro Gomes não apoiou o PT em 2 das 7 eleições presidenciais desde a redemocratização: 1994 e 1998. Em 1989, era filiado ao PSDB e apoiou Mário Covas no primeiro turno. No segundo turno, seguiu seu partido e declarou voto em Lula (PT), derrotado por Fernando Collor, então do PRN. Em 1994, Ciro, ainda no PSDB, defendeu a campanha vitoriosa de FHC, que derrotou Lula. Em 1998, ele próprio foi candidato pelo PPS. FHC se reelegeu no primeiro turno. Nas quatro eleições seguintes (2002, 2006, 2010 e 2014), apoiou os petistas. Procurada, a assessoria declarou que Alckmin mantém o que disse.

“Marina [ficou] 25 anos no PT”
VERDADEIRO
 Candidata da Rede, Marina Silva se filiou ao PT em 7 de dezembro de 1985 e deixou o partido em 26 de agosto de 2009, segundo o TSE. Esteve na legenda por 23 anos e 8 meses. 

“Os votos [de Jair Bolsonaro] foram sempre juntinhos com o PT”
EXAGERADO
 Nos três primeiros governos petistas, os votos de Bolsonaro coincidiram com a orientação da liderança do governo em menos da metade das vezes. No primeiro governo Dilma, Bolsonaro foi mais “oposicionista” do que os tucanos: foi a favor do governo do PT em apenas 22,8% das votações, contra 29,4% do partido de Alckmin. A assessoria do candidato declarou que a “guinada liberal” de Bolsonaro é recente.

“[Bolsonaro] votou contra o Plano Real, [...] contra quebra monopólio petróleo, contra a quebra do monopólio de telecomunicações e contra cadastro positivo”
VERDADEIRO
 Jair Bolsonaro (PSL) votou contra o Plano Real, contra a quebra de monopólio do petróleo, contra a quebra do monopólio de telecomunicações e contra o cadastro positivo. 

“[Vou] ampliar o Sisfron [Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras], o Sipam [Sistema de Proteção da Amazônia]”
DE OLHO
 No plano de governo que registrou no TSE, Alckmin não cita o Sisfron nem o Sipam. Em sua única referência à Amazônia, disse que a floresta “receberá especial atenção”. A assessoria de Alckmin declarou que o documento “contém as diretrizes, e não o detalhamento de suas propostas”.

“A média [da aposentadoria] do Legislativo federal é R$ 27 mil” 
VERDADEIRO
 O Relatório da Avaliação Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social - RPPS da União mostra que o Legislativo federal tem 8.805 inativos com aposentadoria média de R$ 26.823,48.

Verdadeiro A informação está correta.  Exagerado Está no caminho correto, mas houve exagero.  De olho Em monitoramento.  Falso A informação está incorreta.

Chico Marés, Clara Becker , Leandro Resende e Plínio Lopes
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.