Descrição de chapéu Eleições 2018

Veja perguntas e respostas sobre o ataque a Bolsonaro

Atentado contra presidenciável completa uma semana

São Paulo

Uma semana após o ataque ao candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, dúvidas e teorias da conspiração ainda pairam. 

Nas redes sociais, internautas duvidam da veracidade de fotos, informações e correntes virais sem fontes ou comprovações. 

Bolsonaro segue internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Albert Einstein, em São Paulo, para onde foi transferido no dia seguinte ao ataque.

Nesta quarta (12), o presidenciável do PSL precisou passar por uma segunda cirurgia de emergência, o que deve postergar sua saída do hospital. 

Sem provas, pessoas têm suas identidades e fotos divulgados em redes sociais, o que tem causado perseguição e exposição. 

Por ora, um único homem, Adelio Bispo de Oliveira, o autor do ataque, está preso. A Polícia Federal diz que não comenta casos em andamento. 

A seguir, veja perguntas e respostas sobre o caso. 

Jair Bolsonaro no momento em que é atacado com uma faca durante campanha de rua em Juiz de Fora (MG) - Raysa Campos Leite/Reuters

Por que não apareceu sangue na camiseta de Bolsonaro?

Porque o sangramento aconteceu dentro da barriga, ou seja, saiu do vaso sanguíneo e se acumulou dentro da cavidade abdominal. Bolsonaro perdeu 40% do sangue do corpo após a facada.

O agressor agiu só ou teve ajuda de outras pessoas?

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a Polícia Federal trabalha com a hipótese de que Adelio Bispo agiu sozinho. A defesa de Bispo diz o mesmo. Mas a PF ainda investiga o possível envolvimento de dois suspeitos. Aliados de Bolsonaro têm apontado pessoas erradas.

Candidato a deputado pelo PSL, Alexandre Frota disse nas redes sociais que uma mulher que aparece em vídeos estaria sendo investigada pelo crime. Uma mulher de Juiz de Fora procurou a PF por estar sendo ameaçada de morte após ser acusada de participação.

Quem está pagando os advogados de Adelio Bispo?

Ele conta com quatro advogados, que não dizem quem é o contratante. Um deles, Zanone Júnior, falou que "uma pessoa ligada à igreja dos Testemunhas de Jeová de Montes Claros", cidade do agressor, estaria arcando com os custos, mas a igreja negou.

Zanone, então, disse que é uma pessoa cujo passado religioso coincide com o de Adelio e quis ajudar.

Quem conseguiu o jatinho que levou Bolsonaro para SP?

O empresário Fábio Wajngarten, expoente da comunidade judaica, e Luiz Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista, viabilizaram por meio de conhecidos uma UTI aérea para levá-lo de Juiz de Fora até o hospital Albert Einstein.

Quem paga as despesas médicas de Bolsonaro?

Presidente do PSL e advogado de Bolsonaro, Gustavo Bebianno diz que o plano de saúde da Câmara dos Deputados deve cobrir os gastos. O plano da Câmara cobre deslocamento e internação, mas no sistema de reembolso.

Segundo a Vice-Presidência da Câmara, responsável pelos reembolsos médicos, até o final da tarde desta terça-feira (11) não havia chegado nenhuma solicitação formal relativa aos gastos de Bolsonaro. 

Adelio Bispo posou em foto ao lado de Gleisi Hoffmann, senadora do PT?

Não, essa informação, que circula em redes sociais, é falsa. O homem que aparece em selfie com a petista é desconhecido. A foto em questão foi capturada em horário posterior ao ataque, e em cidade diferente —quando Adelio Bispo já estava preso.

Adelio Bispo já foi fotografado ao lado do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva?

Não, é uma montagem que circula em redes sociais. O material manipulado digitalmente foi compartilhado em redes sociais, inclusive pelo senador Magno Malta (PR-ES), que apagou a publicação.

A foto original foi feita em maio de 2017 por Ricardo Stuckert, do Instituto Lula. Na ocasião, Lula prestou depoimento ao juiz Sergio Moro, em Curitiba. A foto já foi reproduzida no site do PT, em portais e jornais. Um homem de óculos escuros aparece originalmente no lugar onde o rosto de Bispo de Oliveira foi inserido digitalmente na última quinta.

A foto da incisão cirúrgica no abdome de Bolsonaro é verdadeira?

Apesar de não mostrar o rosto de Bolsonaro, a imagem é verdadeira. De forma objetiva, elementos da foto combinam com outras imagens feitas de Bolsonaro na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital Albert Einstein.

O padrão da estampa do avental, bem como a roupa de cama e a disposição dos eletrodos de monitoramento são condizentes com fotos e vídeos feitos de Bolsonaro no mesmo local. O próprio avental também possui o mesmo desenho dos usados no Albert Einstein. 

Uma mulher entregou a um homem na multidão a faca usada pelo agressor de Bolsonaro?

Não. É enganoso o vídeo que sugere que a faca usada no crime foi passada da mão de uma mulher para a mão de um homem antes de chegar ao autor do crime, Adelio Bispo. 

Análise, com software, dos frames do vídeo não revela evidência de que uma mulher tenha entregue faca a um homem para ser repassada ao agressor de Bolsonaro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.