Descrição de chapéu Eleições 2018 Debates

Debate Folha, UOL e SBT com vices terá 'banco de tempo' nesta terça (2)

Manuela (PC do B), Kátia Abreu (PDT) e Ana Amélia (PP) confirmaram presença

São Paulo | UOL

Folha, UOL e SBT promovem nesta terça (2), a partir das 10h, debate entre candidatos a vice-presidente da República com a novidade do "banco de tempo". Foram convidados os vices dos cinco presidenciáveis mais bem colocados na pesquisa Datafolha de 20 de setembro.

Debate Folha, UOL e SBT com os vice-presidentes terá banco de tempo
Debate Folha, UOL e SBT com os vice-presidentes terá banco de tempo - Irineu Machado/UOL

As candidatas Manuela (PC do B), vice na chapa de Fernando Haddad (PT), Kátia Abreu (PDT), vice de Ciro Gomes (PDT), e Ana Amélia (PP), vice de Geraldo Alckmin (PSDB), confirmaram presença. Eduardo Jorge (PV), vice de Marina Silva (Rede), e general Mourão (PRTB), vice de Jair Bolsonaro (PSL), foram convidados, mas não participarão.

Jorge alegou problemas de agenda. Mourão informou que Bolsonaro é quem fala pela chapa "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". ​

Nesse tipo de debate, tradicional na França, cada candidato começa com um saldo de minutos para falar, que vai sendo descontado ao longo do programa até chegar a zero –como em jogos oficiais de xadrez, por exemplo.

O formato de debate, com contagem de tempo, já foi proposto no Brasil em 2014, por Folha e outros veículos, mas as campanhas presidenciais do PT e do PSDB não aceitaram à época.

O debate acontece no estúdio do UOL, em São Paulo, terá duração de até uma hora e meia e contará também com a participação de jornalistas da Folha, do UOL e do SBT. As regras são as seguintes:

Cada candidato tem 20 minutos, do qual será descontado o tempo de cada resposta

  • Cada pergunta pode ter no máximo 20 segundos, e este tempo não será descontado do "banco de tempo"

  • Na primeira parte do debate, cada jornalista faz uma pergunta sobre tema previamente determinado. Todos os candidatos respondem a mesma pergunta

  • Na segunda parte, um jornalista de cada veículo faz uma pergunta sobre tema livre. Todos os candidatos respondem a mesma pergunta

  • Na terceira etapa do encontro, cada candidato faz uma pergunta sobre um tema previamente determinado. Os outros candidatos respondem

  • Os temas serão Educação, Saúde, Emprego, Segurança, Previdência e Política Externa. Um sorteio antes do debate definirá quem perguntará sobre cada um dos temas e em qual ordem

  • Na última parte do debate, cada candidato faz uma pergunta sobre tema livre. Os outros candidatos respondem

  • Na eventual sobra de tempo, o candidato poderá utilizar em considerações finais

Debates e sabatinas

O encontro entre os vices é mais um evento promovido pela parceria Folha, UOL e SBT. Na última quarta (26), foi realizado o debate entre candidatos a presidente.

Os veículos também realizaram sabatinas com presidenciáveis e candidatos aos governos do Rio de Janeiro e de São Paulo e debates com os postulantes aos governos estaduais.

Se houver segundo turno, os três veículos pretendem realizar sabatinas e debates. As datas combinadas com as campanhas são: 10/10 (debates estaduais) e 17/10 (debate presidencial).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.