Descrição de chapéu Em 1968

1968: Jovem morre em batalha na Maria Antônia

Rapaz de 20 anos é baleado em confronto entre alunos de esquerda da USP e estudantes pró-ditadura do Mackenzie

Fachada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, na rua Maria Antônia, em São Paulo (SP), em 3 de outubro de 1968, após a chamada "Batalha da Maria Antônia"
Fachada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, na rua Maria Antônia, em São Paulo (SP), em 3 de outubro de 1968, após a chamada "Batalha da Maria Antônia" - Acervo UH/Folhapress
Naief Haddad
3 de outubro de 1968

São Paulo viveu um dia de guerra. 

Neste 3 de outubro, um estudante de 20 anos morreu depois de levar um tiro na cabeça; grande parte do prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP foi destruído pelo fogo; carros foram incendiados; agências bancárias, depredadas. 

A batalha da rua Maria Antônia já pode ser vista como um capítulo trágico da história política do Brasil. 

Não é de hoje a rivalidade entre os estudantes da USP, muitos deles simpáticos à doutrina comunista, e os alunos do Mackenzie, mais alinhados à ditadura militar. A rua de cerca de 500 m que corta a Vila Buarque separa visões políticas opostas.

Estudantes da USP durante os combates que ficaram conhecidos como Batalha da Maria Antônia, em 3 de outubro de 1968
Estudantes da USP durante os combates que ficaram conhecidos como Batalha da Maria Antônia, em 3 de outubro de 1968 - Acervo UH/Folhapress

No último mês de agosto, o prédio principal da FFCL foi pichado com dizeres como “Fora o Comunismo” e “CCC [Comando de Caça aos Comunistas] voltou!”. Um cenário de confronto começava a se esboçar com nitidez, com líderes estudantis à frente. 

Entre os nomes à esquerda, Luís Travassos, presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), e José Dirceu |1|, presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes). Entre os expoentes à direita, Fábio Tortucci, presidente do diretório acadêmico da faculdade de direito do Mackenzie.


|1| José Dirceu foi preso no Congresso da UNE, em Ibiúna, nove dias depois da batalha da Maria Antônia. Em 1969, ele e outros presos políticos foram soltos em troca da libertação do embaixador dos EUA Charles Elbrick, que havia sido sequestrado por militantes de esquerda. Pouco mais de uma década depois, tornou-se um dos líderes do PT. Em 2012, foi condenado pela primeira vez por crimes como corrupção 


Na manhã de 2 de outubro, universitários e secundaristas paravam os carros na Maria Antônia a fim de pedir dinheiro para organizar o 30º Congresso da UNE. 

O ato irritou os estudantes do Mackenzie que, de dentro das dependências da instituição particular, passaram a jogar paus, pedras, ovos e outros objetos no grupo que promovia aquele tipo de pedágio. 

Os atacados reagiram, com o apoio dos jovens da USP, lançando de volta o que encontravam pela frente. 

O conflito só chegou ao fim após intervenção policial no início da tarde. Ainda assim, por volta de 22h, uma bomba jogada de um carro em alta velocidade explodiu diante da porta principal da FFCL. 

Na madrugada do dia 2 para o dia 3, integrantes da Força Pública |2| formaram um cordão no terreno do Mackenzie para evitar invasões ao local. 


|2| Até dezembro de 1969, havia duas corporações estaduais, a Força Pública e a Guarda Civil. Nessa época, elas foram fundidas, dando origem à Polícia Militar 


Apesar do clima tenso, não foram registrados incidentes nas primeiras horas da manhã até que, por volta de 11h, estudantes da FFCL estenderam faixas na frente do prédio. 

Uma delas falava em união entre USP e Mackenzie contra o CCC —de fato, alguns alunos da instituição privada estão mais próximos da esquerda. Outra criticava a repressão aos comunistas. 

Nesse instante, jovens deixaram o Mackenzie e arrancaram as faixas da faculdade vizinha. Começava, de fato, a Batalha da Maria Antônia. 

A FFCL passou a ser atingida continuamente por coquetéis molotov e bombas de gás lacrimogêneo. Focos de incêndio se alastravam pelo telhado e pelas salas de aula do prédio. Os alunos e, posteriormente, os bombeiros combatiam o fogo, mas nem sempre eram capazes de detê-lo.

O poder de reação dos estudantes da USP era claramente inferior. Como tinham material explosivo em pequena quantidade, atacavam os vizinhos do Mackenzie principalmente com pedras.

No quarto andar do prédio, universitários amarraram tiras de borracha nas pernas de uma cadeira para montar um estilingue potente, com o qual poderiam arremessar pedras grandes. O fato é que a turma da Filosofia não tinha munição para causar danos consideráveis ao oponente. 

Por outro lado, havia balas no chão das salas da FFCL, o que sugeria uso de arma de fogo entre os mackenzistas. 

Aluno secundarista do colégio Marina Cintra, na rua da Consolação, José Guimarães, 20, havia se juntado aos estudantes da USP. Por volta de 14h30, o jovem levou um tiro que atravessou sua cabeça. Guimarães |3| foi levado por uma ambulância ao Hospital das Clínicas, mas morreu.


|3| Como conta Roberto Sander no livro “1968”, a família de José Guimarães cedeu o corpo aos estudantes, que o velaram na Cidade Universitária. Não houve punição para o crime


Postados na esquina das ruas Maria Antônia e Itambé, os integrantes da Força Pública assistiam ao conflito, impassíveis. Enquanto isso, o fogo se espalhava pela FFCL.  

Eram cerca de 15h30 quando parcela dos estudantes da USP, ciente da impossibilidade de enfrentar os inimigos, saiu pelas ruas do centro da cidade, espalhando destruição. 

Na Praça da Sé, eles viraram e queimaram um carro do Dops (Departamento de Ordem Política e Social). Também incendiaram carros do governo estadual, depredaram bancos e picharam muros. Ao longo do protesto, também promoveram comícios-relâmpagos —José Dirceu falou em um deles.

O político José Dirceu, então presidente da UEE (União dos Estudantes Secundaristas), fala em cima de um Fusca para estudantes da USP
O político José Dirceu, então presidente da UEE (União dos Estudantes Secundaristas), fala em cima de um Fusca para estudantes da USP - Acervo UH/Folhapress

 

O protesto só foi interrompido na praça da Bandeira, onde havia um pelotão de choque. Mais de 30 estudantes foram presos nas imediações.

A resistência no prédio da USP era quase nula às 21h, quando membros da Força Pública invadiram o departamento de ciências econômicas, jogando bombas nas salas e arrombando as portas. Professores, como Bento Prado Júnior, receberam ordem de prisão.

Além de um estudante morto, foram ao menos quatro pessoas baleadas e dezenas com outros ferimentos.

A situação só se acalmou por volta de 22h30. Por quase 12 horas, a rua Maria Antônia viveu o terror.

Colaborou Edgar Silva

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.