Descrição de chapéu Eleições 2018 DeltaFolha

Antes de subida, Bolsonaro ampliou ataques

Candidato intensificou críticas ao PT, o que pode explicar seu crescimento em pesquisas e maior rejeição a Haddad

São Paulo

Fernando Haddad (PT) cresce nas pesquisas. Jair Bolsonaro (PSL) intensifica ataques contra o petista, que prefere apresentar propostas. Em poucos dias, é Bolsonaro que passa a subir na intenção de voto, deixando o rival com rejeição maior.

Esse foi o resumo das estratégias dos candidatos nos últimos sete dias, aponta o GPS Eleitoral, sistema criado pela Folha de monitoramento semanal das campanhas.

A análise publicada nesta quinta (4) abrange período que começa no último dia 27.

No dia 28, o Datafolha apontava crescimento de Haddad de seis pontos na corrida e estagnação de Bolsonaro.

Jair Bolsonaro (PSL) durante sabatina no jornal Correio Braziliense - Pedro Ladeira/Folhapress

A campanha do candidato mudou a estratégia e elevou os ataques a Haddad e à esquerda ao assunto mais presente em seus vídeos publicados no YouTube (24,8% das menções).

Essas críticas não estavam nem entre os cinco tópicos mais citados na semana anterior. Naquele período, liderou o que Bolsonaro chama de "kit gay" —material sobre diversidade que seria distribuído às escolas quando Haddad era ministro da Educação.

Nesta semana, o assunto permaneceu entre os mais citados por Bolsonaro (4º).

Nestes últimos sete dias, a campanha de Haddad priorizou propostas sobre emprego/educação e segurança.

O movimento de ataque mais intenso de Bolsonaro, sem reação direta de Haddad, pode ajudar a explicar o resultado das pesquisas divulgado nesta semana.

No Datafolha da última terça (2), o candidato do PSL subiu quatro pontos e foi a 32%.

Haddad oscilou de 22% para 21%, e sua rejeição aumentou de 32% para 41%.

Divulgados os resultados das pesquisas, a campanha petista decidiu aumentar as críticas ao rival, o que ainda não foi captado pela ferramenta de monitoramento.

O GPS Eleitoral faz a transcrição de todos os vídeos publicados pelas campanhas em seus canais oficiais. Também analisa os programas eleitorais obrigatórios na TV.

Nestes últimos sete dias, foram avaliadas 4 horas de vídeos, que foram convertidas em 38,5 mil palavras.

Modelo estatístico analisa o material e aponta os temas mais citados pelos candidatos.

Fábio Takahashi, Leonardo Diegues , Guilherme Garcia e Marina Merlo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.