Descrição de chapéu Eleições 2018

Bolsonaro vê democracia 'como mero incômodo', diz criador da Lei de Godwin

No Twitter, advogado afirmou que é ok chamar candidato de Nazista

O advogado Mike Godwin
O advogado Mike Godwin - Reprodução - 21.set.2017/Voice of America
São Paulo

O advogado Mike Godwin ficou famoso no mundo todo após ter criado, em 1990, a chamada Lei de Godwin, uma crítica a quem banaliza analogias nazistas ao encerrar discussões dizendo que o outro lado é Adolf Hitler, ponto final. 

À Folha o texano diz que sua máxima "certamente se aplica a Jair Bolsonaro, porque ele prova que é verdade. Qualquer discussão sobre ele cedo ou tarde leva a comparações com Hitler e o nazismo".

E, nesse caso, é aceitável tachá-lo assim, segundo o advogado, que no Twitter havia dito na véspera, a terça-feira (16), que é ok suspender suas próprias palavras ao falar do presidenciável do PSL.

Ao adágio, pois: "Conforme uma discussão online se prolonga, a probabilidade de uma comparação envolvendo nazistas ou Hitler se aproxima de um [é garantida]".

"Parte por sua antipatia em relação à democracia, e parte por abraçar a ideia de que a polícia deve matar mais pessoas e ser reconhecida por isso", diz.

Não seria leviano, portanto, traçar o paralelo entre o bolsonarismo e o nazismo, segundo Godwin.

"Espero que os brasileiros escolham um caminho de maior cooperação, em vez de maior violência. Parece certo, dado o que vemos acontecer em outras partes do mundo, notadamente na Filipinas e em Myanmar, que qualquer sanção de violência ou ódio contra as minorias gera mais violência, e jamais mais democracia e prosperidade."

Ele conta que trabalhou com colegas brasileiros no passado, em leis de internet compartilhada e metas políticas para a nova realidade conectada, incluindo a aprovação do verde-amarelo Marco Civil na Internet, em 2014.

Criador da Lei de Godwin diz que é ok chamar Bolsonaro de nazista
Criador da Lei de Godwin diz que é ok chamar Bolsonaro de nazista - Reprodução

Esteve em João Pessoa (PB) em 2015 para um fórum da área. "Conheci muitos ativistas brasileiros ao longo da minha carreira em formular leis e políticas para a internet, e fiquei impressionado com seus compromissos quanto aos direitos individuais, ao pluralismo, à democracia". Daí sua afeição ao país.

Ele respondeu "sim!" ao ser provocado no Twitter por um seguidor: "Só pra ficar claro, é ok chamar Bolsonaro de nazi?". Antes, tinha tuitado a hashtag que simboliza a aversão ao capitão reformado, #EleNão.

Godwin já havia revogado a própria "lei" ao criticar o americano Donald Trump. Escreveu para o jornal Los Angeles Times artigo em que critica o presidente e diz que a máxima criada por ele não proíbe o paralelo com Hitler. 

Godwin afirma ter "nada além de simpatia" por "cidadãos que se sentem traídos" pelo catatau de corrupção no Brasil, fora os solavancos econômicos. "Mas minha preocupação é que Bolsonaro meio que tenha pavimentado um caminho para uma traição ainda maior."

"Parte da minha inquietação é pelos comentários sobre LGBTQs e mulheres, claro", diz. "Também me preocupo, contudo, com sua visão cínica da democracia como um mero incômodo que deve ser evitado ou possivelmente eliminado. Acredito que ele esteja jogando com a infelicidade de muitos brasileiros." 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.