Descrição de chapéu Eleições 2018

Campanha de Bolsonaro chama reportagem da Folha de 'aloprados 2'

Candidato diz partidos que fazem oposição buscam anistia para políticos presos

Géssica Brandino
São Paulo

Os programas de rádio e TV desta segunda-feira (22) do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) chamou a reportagem da Folha sobre compra de pacotes de mensagens contra o PT no WhatsApp por empresas que o apoiam de "aloprados 2", fazendo referência ao "escândalo dos aloprados".

"A Folha de S.Paulo fez uma matéria mentirosa contra a nossa campanha. Uma história sem pé nem cabeça. Sem nenhuma prova ou evidência. Um verdadeiro aloprados 2. Não é de hoje que o PT apela e quer ganhar no tapetão. Quanto mais perto o PT está de perder a eleição, mais vai tentar enganar você", afirma o locutor.

Antes de tecer críticas ao jornal, a campanha fala da "máquina de mentiras e notícias falsas" do PT, citando, além dos aloprados, a rede de fakes no PT, fake no Distrito Federal, propina para blogueiro, mensalinho no Twitter e mentiras sobre o candidato.

Segundo apurações da época, faltando duas semanas para o primeiro turno em 2006, dois petistas foram presos em um hotel em São Paulo com R$ 1,1 milhão e US$ 249 mil, que seriam usados para comprar um dossiê contra José Serra (PSDB), que disputaria o governo de São Paulo Aloizio Mercadante (PT). Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou o caso dizendo que aquilo era coisa de uns "aloprados" no PT.

O programa de Bolsonaro também inclui a delação de Mônica Moura sobre as campanhas do partido, atribui o mensalão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a José Dirceu e apresenta falas dos petistas contra a Operação Lava Jato.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que integra a campanha de Bolsonaro, é destacado como o relator do projeto 10 medidas contra a corrupção na Câmara e o candidato aparece acusando os partidos que fazem oposição a ele de buscar anistia para políticos presos pela Lava Jato.

"Por que a maioria dos partidos está contra mim? Porque há um grande acordo entre eles. Um compromisso de uma vez aquele que assumir a cadeira presidencial, tenha o compromisso tácito de conceder um indulto para o chefe da quadrilha que está preso em Curitiba, bem como os demais que estão espalhados pelo Brasil. Ou seja: vão anistiar os políticos. Essa é a grande preocupação deles: a sua liberdade para continuar roubando o Brasil", afirma Bolsonaro.

No programa do candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, a reportagem da Folha também é citada para acusar o adversário de fraudar as eleições.

"Bolsonaro é a cara da velha política. Quer tirar direito dos trabalhadores", diz a propaganda petista. 

A campanha também cita o fato de Flávio Bolsonaro ter tido o número de celular bloqueado pelo aplicativo e diz "agora a gente sabe porque ele foge tanto dos debates".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.