Descrição de chapéu Eleições 2018

Carros oficiais levam participantes para agenda de campanha de França em SP

Estavam estacionados carros das prefeituras de Morro Agudo, Cordeirópolis e da Assembleia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Carros oficiais transportaram participantes da agenda de campanha do governador Márcio França (PSB) com prefeitos, na manhã desta terça-feira (23).

Carro oficial em evento de campanha do governador Márcio França (PSB) com prefeitos
Carro oficial em evento de campanha do governador Márcio França (PSB) com prefeitos - José Marques/Folhapress

Em hotel no centro de São Paulo, o candidato à reeleição se reuniu com apoiadores para um ato em sua última semana de disputa contra João Doria (PSDB). Segundo a campanha, 314 prefeitos deixaram seus nomes na portaria ---e o governador prometeu a eles  "os dois melhores anos" da vida, caso seja reeleito.

Do lado de fora, estavam estacionados carros da Prefeitura de Morro Agudo (a 380 km da capital), Cordeirópolis (160 km) e do Legislativo de Votorantim (100 km), além de veículos da Assembleia Legislativa, como o utilizado por Gileno Gomes (Pros), e de executivos municipais não identificados.

A mesma prática aconteceu na convenção do PSB, em agosto.

O Ministério Público Eleitoral já ajuizou ações contra a conduta, que é vedada lei eleitoral. No entanto, a jurisprudência da Justiça Eleitoral entende que a infração é de pouca relevância e não condena a prática.

O governo não se posicionou sobre os transportes, mas informa que França chegou no evento em um carro alugado.

A reportagem tenta contato com as prefeituras.

O evento foi marcado por ataques a Doria, que deixou a Prefeitura de São Paulo em abril para concorrer ao governo.

O tucano Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, afirmou que França tem lealdade, e que Doria fugiu da prefeitura em vez de honrar o compromisso.

Já o prefeito de Pirassununga, Ademir Lindo, expulso do PSDB, chamou o ex-prefeito de fascista.

No salão do hotel, os políticos se aglomeraram para assistir ao discurso do governador. Houve empurra-empurra quando França deixou o salão.

Em sua fala, o pessebista voltou a se opor à nacionalização da eleição, como Doria tem feito ao se fiar no eleitorado do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

"[A eleição] Se trata agora de caráter. Ou você tem caráter ou você não tem caráter", afirmou, em cutucada no adversário.

No fim da tarde, França disse que "acha ruim" o uso de carro oficial para ir ao evento. "Não devem usar nada oficial, nenhum prefeito tem que usar coisa oficial. Podem fazer isso com carro privado", afirmou.

Em nota, a Prefeitura de Cordeirópolis afirmou que "o veículo oficial fotografado é utilizado pelo gabinete da vice-prefeita, Fatima Celin, que está em São Paulo cumprindo agenda com o objetivo de viabilizar recursos para o município na Assembleia Legislativa de São Paulo".

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado em versão anterior deste texto, o carro de Votorantim presente no evento não é da Prefeitura, mas do Legislativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.