Descrição de chapéu Eleições 2018

Cidades que preferiram Skaf no 1º turno se dividem entre Doria e França

Apesar de apoio ao governador pessebista, metade dos municípios preferiu candidato tucano

Flávia Faria José Marques
São Paulo

Apesar do apoio explícito de Paulo Skaf (MDB) à reeleição de Márcio França (PSB) na eleição de São Paulo, metade das cidades que votaram no emedebista no primeiro turno preferiram João Doria (PSDB) neste domingo (28).

Skaf, que acabou em terceiro lugar no primeiro turno com 21% dos votos, ficou à frente dos adversários em 24 cidades no estado. Agora, 12 delas deram a maior parte dos votos ao tucano e as outras 12 ao pessebista.

Numericamente, porém, Doria levou a melhor: conquistou 254.821, contra 220.128 de França (diferença de quase 35 mil votos). O tucano foi eleito ao governo com 51,7% dos votos válidos.

Os candidatos ao governo de São Paulo em 2018: João Doria (PSDB), Paulo Skaf (MDB) e Márcio França (PSB) - Zanone Fraissat e Jadiel Carvalho/Folhapress

Desde o primeiro turno, as campanhas ao governo acreditavam que o eleitor de Skaf dividia mais eleitorado com Doria do que com o governador atual, França, que se apresenta como um político de centro-esquerda.

O pessebista ficou pouco à frente de Skaf no primeiro turno, com 21,5% dos votos válidos —cerca de 89 mil votos.

O apoio de Skaf, presidente da Fiesp (federação das indústrias do estado) e das unidades paulistas do Sesi e Senai, foi um dos trunfos dos aliados de França para tentar retirar votos de Doria. 

Ele apareceu nas propagandas eleitorais de França e, juntos, visitaram escolas do Sesi e Senai no interior do estado. O emedebista atacou Doria em todas as oportunidades que teve.

Ao seu lado, França prometeu isenção fiscal a setores da indústria paulista e parcerias do governo com as entidades do Sistema S.

Na maioria das pesquisas de intenções de voto, no entanto, seu eleitorado continuava a afirmar que preferia o tucano a França. Na sexta (26), questionado sobre isso, Skaf minimizou.

"O que nós temos que esperar é o dia da apuração e da eleição, aí nós vamos saber da realidade das coisas", afirmou, criticando novamente Doria. 

"O meu apoio ao Márcio França é por considerar que ele tem espírito público, se preocupa com as pessoas, é um homem de palavra. É um homem que tem o comportamento de um governador de São Paulo, coisa que não acontece com o candidato do PSDB."

Entre as cidades que votaram em Skaf no primeiro turno, a disputa mais acirrada no segundo foi em Indiana, município de 4.800 habitantes no leste do estado onde ele ficou com 32%. Agora, Doria teve 49,76% e França, 50,24%. A diferença entre os dois foi de apenas 13 votos.

Por outro lado, em Santa Rita do Passa Quatro o tucano ganhou com folga. Lá, teve o apoio de 68,85% dos eleitores. Percentual parecido teve França em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo (68,05%).

Na capital, Skaf havia levado apenas duas zonas eleitorais, Capela do Socorro (zona sul) e Jaraguá (zona norte). Nas duas, França obteve maior votação no segundo turno: 59,67% e 66,27%, respectivamente.

Doria, que foi prefeito da capital e enfrenta rejeição após ter renunciado ao mandato para concorrer ao governo, ficou com 58,10% dos votos validos na cidade. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.